Anúncios

Vem aí o choque térmico da virada. O Rio Grande do Sul terá uma radical mudança do tempo nesta sexta-feira com chuva e temporais isolados por uma frente fria que fará a transição do forte calor da tarde de hoje para um feriadão com o predomínio do sol e temperatura baixa para esta época do ano no estado.


Após uma breve sequência de noites frias ou amenas para o mês de dezembro, o calor típico do verão retornou hoje. A tarde foi muito quente com máximas que passaram dos 35ºC em várias cidades e se aproximaram de 40ºC em algumas.

O calor foi mais intenso no Noroeste, na Depressão Central e nos vales, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. No Noroeste, fez 37,8ºC em Porto Xavier, 37,2ºC em Santa Rosa e 37,0ºC em Porto Vera Cruz. No Vale do Taquari, 37,9ºC em Teutônia e 37,3ºC em Teutônia. No Vale do Rio Pardo, 37,1ºC em Santa Cruz do Sul.


Na área da Grande Porto Alegre, por sua vez, as máximas foram de 38,4ºC em Parobé e 37,2ºC em Campo Bom. Porto Alegre passou dos 36ºC na estação oficial do bairro Jardim Botânico e em outros pontos da cidade.

O calorão, porém, não segue. O avanço de uma frente fria estimula instabilidade nesta última sexta-feira do ano no Rio Grande do Sul. Chove desde a madrugada em algumas regiões do estado e no decorrer do dia a chuva alcança todas as regiões. Alerta-se para o risco de chuva localmente forte e para a possibilidade de temporais isolados de vento forte (vendavais) e granizo.

O tempo melhora com o retorno do sol e abafamento depois da chuva da madrugada e da manhã em diferentes pontos com aquecimento maior no Oeste, onde as máximas passam de 30ºC. Ar mais frio começa a ingressar pelo Sul gaúcho no final do dia com vento.

Na sequência desta frente fria, uma massa de ar seco e frio forte para esta época do ano vai avançar para o estado neste fim de semana, o que vai garantir a melhora do tempo com sol e proporcionar dias agradáveis com noites amenas a frias.

A MetSul Meteorologia projeta temperaturas muito baixas para uma virada de ano em várias cidades gaúchas. A Grande Porto Alegre e o Sul da capital, por exemplo, podem registrar entre 11ºC e 13ºC na madrugada do domingo, o que são marcas muito baixas para os últimos dias do ano.

Várias cidades da Serra devem ter marcas ao redor de 10ºC ou de um dígito no começo do domingo. Nos Aparados, 5ºC a 7ºC. Em outras áreas do interior, a noite de sábado para domingo também deve ser fria para os padrões do fim de ano com temperaturas entre 10ºC e 15ºC na maioria das cidades.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios