Anúncios

MetSul alerta para calor muito intenso em São Paulo nesta sexta-feira com possibilidade de marcas históricas | PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A MetSul Meteorologia alerta para calor muito intenso e potencialmente histórico na cidade de São Paulo nesta sexta-feira. A temperatura, que já está elevada, vai subir muito e trará uma tarde escaldante para os paulistanos que vai recordar os dias mais quentes das ondas de calor da primavera.

As máximas oficiais nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade de São Paulo nesta quinta-feira atingiram 30,2ºC em SESC-Interlagos (zona Sul) e 32,3ºC no Mirante de Santana (zona Norte).


Dados de modelos meteorológicos analisados, porém, indicam máximas para esta sexta até 4ºC a 6ºC acima das observadas no dia de hoje, ou seja, o calor vai aumentar muito com máximas à tarde muito fora da curva do mês de dezembro.

Normalmente, as máximas extremas ocorrem nos meses da primavera, de setembro a novembro, quando o tempo está mais seco. Em dezembro, terceiro mês mais chuvoso da climatologia da capital paulista, a maior umidade com chuva frequente costuma inibir extremos de temperatura.


Tanto que os recordes absolutos de calor são da primavera com 37,1ºC em setembro; 37,8ºC em outubro; e 37,7ºC em novembro. As máximas absolutas recordes do trimestre de verão (dezembro a fevereiro) são todas abaixo dos valores recordes dos meses da primavera.

A MetSul Meteorologia prevê máximas de 35ºC a 37ºC para a cidade de São Paulo nesta sexta, não se descartando que em alguns pontos da capital paulista os termômetros possam indicar até marcas de 37ºC a 38ºC devido ao efeito da ilha de calor urbano.

Assim, o calor pode fazer história e superar os maiores valores de temperatura já anotados no mês de dezembro na cidade, destacando-se os registros na base oficial de dados do Mirante de Santana de 35,6ºC em 3/12/1998; 34,8ºC em 31/12/2007/; e 34,6ºC em 27/12/2014.

O calor não vai se limitar à capital ou à Grande São Paulo nesta sexta. Grande parte do interior, especialmente do Centro para o Norte paulista, deve ter máximas entre 35ºC e 40ºC. No Litoral Sul, alguns municípios podem atingir ou passar dos 40ºC.

Frente fria muda o tempo com chuva em vários pontos de São Paulo no sábado com risco de temporais isolados e precipitações isoladamente torrenciais. A temperatura declina muito no Sul e no Leste paulista que terá um fim de semana agradável. No interior, o calor segue. Será forte ainda no sábado e cede no domingo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios