Santa Maria amanhece nesta terça com temperatura elevada, na casa dos 26ºC, resultado da corrente de jato em baixos níveis que traz vento Norte e ar quente para o Rio Grande do Sul. O dia será muito quente e abafado no território gaúcho com máximas entre 30ºC e 32ºC em cidades do Centro e do Noroeste do Estado, inclusive na Capital e Grande Porto Alegre, de acordo com os meteorologistas da MetSul. Ontem, já fez muito calor à tarde com 30,8ºC em Santa Cruz do Sul, 30,5ºC em São Gabriel, 30,4ºC em Teutônia, 30,1ºC em Três Coroas e 30,0ºC em Campo Bom. Já em Porto Alegre (fotos abaixo de Mauro Schaefer e Tarsila Pereira do Correio do Povo), a máxima da segunda-feira foi registrada na estação meteorológica do Sistema Metroclima da Prefeitura na Avenida Sertório, na zona Norte da cidade, onde os termômetros marcaram 29,6ºC.


O tempo quente antecede a mudança de tempo mais importante das últimas semanas no Rio Grande do Sul e que trará o fenômeno mais desejado hoje pelos gaúchos que é chuva. Não será a água que vai acabar com a estiagem, mas que pode trazer alívio para algumas regiões, segundo a avaliação da MetSul Meteorologia. Hoje, a frente fria responsável pela chuva atua mais no Sul e no Sudoeste gaúcho e com fraca intensidade. A instabilidade toma conta do Estado na próxima noite e madrugada, quando ganhará força, afetando a maioria das regiões no início da quarta. A MetSul insiste que há o risco de chuva forte com volumes altos isolados, sobretudo do Centro para o Norte do Estado, e ainda a ameaça de temporais localizados de vento e granizo. Uma das regiões gaúchas que poderá ter volumes de chuva mais altos é a de Porto Alegre.

O meteorologista da MetSul Eugenio Hackbart destaca que esta virada do tempo não é só importante pela chuva que trará, mas também pelo novo ritmo atmosférico que se iniciará a partir de agora com o ingresso mais freqüente de massas de frio, marcando o começo de fato do inverno climático de 2012. “Até agora tivemos muitos dias quentes e poucos de frio, mas a partir de agora a tendência é que tenhamos muito mais jornadas de temperatura baixa e menos dias de calor”, observou.


A massa de ar frio que começa a ingressar no Estado amanhã pelo Sul e trará temperatura menor no restante da semana causou forte nevada ontem na região de Punta Arenas, no Sul do Chile (foto acima do Twitter). A precipitação foi intensa em curto período e, rapidamente, provocou importante acumulação. Devido ao posicionamento dos sistemas de baixa no Atlântico, a parte mais intensa da massa de ar frio não atingirá o Rio Grande do Sul, mas as madrugadas de quinta a sábado devem ter baixa temperatura, inclusive com formação de geada em algumas regiões como a Campanha e a Serra. Conforme os meteorologistas da MetSul, uma nova frente fria pode cruzar pelo Estado no fim de semana, trazendo chuva em volumes menores e irregulares, sendo seguida por outro pulso de ar polar que pode ser mais forte no começo da semana que vem.