Anúncios

Calor e intenso em algumas regiões neste sábado vai preceder uma grande virada do tempo prevista para este domingo no Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria que trará chuva e temporais isolados, especialmente de vento forte.

FERNANDO OLIVEIRA

Ar muito quente invade o Sul do Brasil hoje e traz dia de forte a intenso calor principalmente no Rio Grande do Sul. Máximas de 32ºC a 35ºC são esperadas na tarde de sábado na maioria das regiões gaúchas, inclusive no Sul do estado.

A região metropolitana de Porto Alegre terá um salto de temperatura ao longo do dia. Mesmo com início de manhã mais agradável, Porto Alegre deve atingir 33°C. Em outros pontos da Grande Porto Alegre, os termômetros podem marcar até 34ºC ou 35ºC.

Na Serra e nos Campos de Cima da Serra, a temperatura também vai estar elevada. Caxias do Sul deve chegar aos 31°C enquanto Vacaria alcança 28°C e São dos Ausentes pode atingir 25ºC a 26°C.

O Centro, o Oeste e o Sul do estado devem ter muito calor à tarde. Máximas ao redor de 33ºC a 34ºC são esperadas em Uruguaiana, Alegrete, Santa Maria, Santiago e em pontos da Campanha. Algumas localidades podem anotar marcas ainda mais altas.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul outra vez neste sábado, mas, ao contrário de ontem, o céu não vai estar tão azul em várias cidades e devem ser esperadas nuvens no decorrer do dia.

No fim da tarde e à noite neste sábado, sob uma atmosfera muito quente, áreas de instabilidade vão se formar nos três estados do Sul com chance de chuva e temporais muito isolados. O risco é maior do Centro para o Noroeste gaúcho, no Oeste catarinense e do Oeste para o Centro do Paraná.

Amanhã, frente fria muda o tempo com chuva e risco de temporais isolados no final da madrugada e de manhã no Oeste e no Sul do estado. No decorrer do dia, a frente avança com chuva e tempestades localizadas para as demais regiões, onde o sol ainda aparece com calor antes da mudança do tempo.

Temporais isolados podem provocar chuva forte de curta duração, raios e queda de granizo, mas o principal risco é a ocorrência de vendavais que podem ser fortes a intensos em alguns pontos com rajadas próximas ou acima dos 100 km/h com danos e falta de luz.

Anúncios