Vendavais intensos com força destrutiva atingiram a capital Assunção e outras partes do Paraguai neste domingo como consequência da frente fria, provocando destruição e falta de luz em vários pontos do país vizinho. A MetSul Meteorologia havia alertado para o alto risco de vendavais violentos no país vizinho.

Muitos estragos em Assunção pelo vento | RADIO 1000
Boletim meteorológico do aeroporto internacional de Assunção Silvio Pettirossi indicou tempestade com chuva intensa e rajadas de vento de 102 km/h. A capital foi uma das cidades mais atingidas pela onda de tempo severo.
Houve queda de árvores e de postes de energia, destelhamentos e cortes generalizados no fornecimento elétrico. A combinação de chuva intensa e rajadas de vento muito fortes causou transtornos no trânsito, danos estruturais e situações de risco para moradores e motoristas.
As primeiras ocorrências foram registradas por volta das 15h20, quando os ventos derrubaram árvores e grandes galhos em diferentes bairros da capital. Em Assunção, a rua De Las Palmeras ficou bloqueada após a queda simultânea de diversas árvores.
Na Avenida San Martín, motoristas precisaram desviar de árvores caídas na pista, em meio à chuva e ao tráfego intenso próximo a um centro comercial e a um posto de combustível.
Em Lambaré, no bairro Palomar, um tronco de grande porte caiu sobre a rede elétrica e provocou a queda de três postes da empresa Ande, deixando amplas áreas sem energia.
Os danos alcançaram também edificações. Em Fernando de la Mora, parte do teto da igreja Domingo Savio foi arrancada pelo vento. A paróquia Santa Catalina de Siena também sofreu estragos, embora sem risco estrutural grave.
No interior, o departamento de Paraguarí também sofreu com a tempestade. Alimentadores da ANDE saíram de operação e deixaram sem energia partes de Carapeguá, San Roque González, Ybycuí, María Antonia e Sapucái. Não houve relatos de casas destruídas, mas o temporal provocou queda de temperatura e interrupções generalizadas no serviço elétrico.
Outras ocorrências foram registradas em Ñemby e em Luque, onde árvore atingiu uma residência. Integrantes da Polícia Nacional auxiliaram na liberação da estrada PY01 após a queda de postes da Ande.
Relatos nas redes sociais mostraram ainda carros danificados por árvores, queda de estruturas e até a morte de uma vaca atingida por um tronco em Guairá. Em Encarnación, frequentadores de um shopping passaram por momentos de tensão após estrutura colapsar com o vento.
Moradores de várias cidades, entre elas Lambaré, San Lorenzo, Luque, Capiatá, Villa Elisa e San Antonio, também relataram cortes de energia que persistiam no início da noite.
