Anúncios

Violento temporal com chuva e vendaval atingiu na tarde desta sexta-feira a cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado do Paraná, causando numerosos estragos e transtornos para a população.

REDES SOCIAIS

A tempestade severa causou danos em vários bairros, principalmente no Centro Norte, Jardim Itália, Jardim Marcante, Jardim da Colina e Margarida Galvan, de acordo com informações da prefeitura local.

Com o vendaval muito intenso, houve ocorrências de quedas de árvores sobre ruas e carros, e ainda destelhamentos de casas e pavilhões. O temporal também afetou a rede elétrica e vários pontos da cidade estão sem energia elétrica.

Dois Vizinhos possui uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, mas como o equipamento estava sem operar no momento não há dados de vento. Os vídeos gravados da tempestade, entretanto, permitem afirmar que as rajadas passaram de 100 km/h.

As imagens sugerem fortemente que Dois Vizinhos foi atingida por um fenômeno que é conhecido em Meteorologia como microexplisão atmosférica.

Uma microexplosão, ou downburst, é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma corrente descendente violenta de vento que atinge o solo e se espalha radialmente em alta velocidade.

Essas rajadas podem ser extremamente destrutivas, atingindo velocidades superiores a 100 km/h, derrubando árvores, destelhando casas e até causando quedas de aeronaves devido à súbita mudança na direção do vento.

As microexplosões ocorrem dentro de tempestades severas, quando o ar resfriado por evaporação desce rapidamente. Quando atinge o solo, espalha-se em todas as direções, formando ventos violentos.

Existem dois tipos principais: úmidas, que trazem chuva intensa, e secas, mais comuns em regiões áridas, onde a chuva evapora antes de atingir o solo, gerando apenas ventos fortes.

O temporal isolado ocorreu numa tarde de muito calor no Oeste e no Sudoeste do Paraná em que a temperatura atingiu 36º C na região. O risco de temporais isolados prossegue, embora menor, neste fim de semana no Paraná. Já o calor segue forte a intenso na maior parte do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.