A capital da Argentina enfrentou nesta sexta-feira um dia escaldante com índice de calor (sensação térmica) que chegou aos 42ºC. A onda de calor não apenas castiga Buenos Aires como atinge diversas províncias de país, em antecipação do que está vindo para o Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Cidade de Buenos Aires enfrentou uma sexta-feira escaldante com sensação acima de 40ºC | ALEJANDRO PAGNI/AFP/METSUL METEOROLOGIA
De acordo com dados do Seviço Meteorológicao Nacional (SMN), da estação instalada no Observatório Central de Villa Ortúzar, a tempertaura às 15h era de 34,8ºC, contudo o índice de calor atingia 41,8ºC. Na leitura das 16h, a temperatura estava em 34,5ºC com sensação de 41,5ºC.
Às 15h, os índices de calor em estações do SMN na Argentina eram de 44,2ºC em Merlo; 43,3ºC em Ceres; 42,4ºC em Las Flores e Las Lomitas; 42,0ºC em Santiago del Estero; 41,5º em Morón; 41,4ºC em Venado Tuerto; 40,4ºC em Villa Gesel; e 40,3ºC em Ezeiza.
A cidade de Buenos Aires e 14 províncias da Argentina estavam em alerta por calor nesta sexta-feira: Buenos Aires (província), Entre Ríos, Santa Fé, Córdoba, Santiago del Estero, San Luis, Mendoza, La Pampa, Río Negro, Neuquén, San Juan, La Rioja, Catamarca e Salta.
O Oeste do Rio Grande do Sul já sofria os efeitos da grande e intensa bolha de calor sobre a Argentina com máximas na tarde desta sexta-feira de 36ºC a 38ºC em cidades como Quaraí, Uruguaiana e São Borja.
A MetSul Meteorologia publicou ontem alerta de calor (clique aqui para ler) em que adverte para uma nova onda calor no Rio Grande do Sul durante a próxima semana com temperaturas muito acima da média histórica e máximas próximas, ao redor e acima dos 40ºC.
O calor que por ora é mais intenso no Oeste do estado vai alcançar grande parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias com máximas mais extremas principalmente a partir do começo da semana que vem.
Há dados de modelos matemáticos de previsão do tempo que prolongam o calor intenso no final da semana que vem e ainda no começo de março, o que, se confirmado, vai significar um período muito quente com mais de uma semana de duração.
O novo episódio de temperaturas muito altas está associado a uma bolha de calor que se instala entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, afetando ainda parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.