Anúncios

Membro de equipe de segurança inspeciona um prédio desabado na capital de Vanuatu, Port Vila, após um poderoso terremoto atingir a ilha no Pacífico. O terremoto de magnitude 7,3 ocorreu a uma profundidade de 57 quilômetros, cerca de 30 quilômetros da costa de Efate, a principal ilha de Vanuatu, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS). | MICHAEL THOMPSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um poderoso terremoto atingiu a ilha do Pacífico de Vanuatu nesta terça-feira, destruindo edifícios na capital, Port Vila, incluindo um prédio que abrigava as embaixadas dos Estados Unidos e de outros países. Testemunhas relataram à AFP a presença de corpos na cidade.

O terremoto de magnitude 7,3 ocorreu a uma profundidade de 57 quilômetros, cerca de 30 quilômetros da costa de Efate, a principal ilha de Vanuatu, às 12h47 hora local (0147 GMT), segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS). Um tremor secundário de magnitude 5,5 ocorreu minutos após o abalo principal, seguido por uma série de tremores menores ao longo das horas seguintes.

O andar térreo de um edifício de quatro andares em Port Vila, que era usado pelas embaixadas dos Estados Unidos, França e outros países, foi completamente destruído, de acordo com fotos divulgadas pela AFP. Todoo o pessoal diplomático saiu em segurança.

“Há pessoas nos edifícios da cidade. Havia corpos lá quando passamos”, disse Michael Thompson, residente local, à AFP por telefone via satélite, após postar imagens da destruição nas redes sociais. Thompson relatou que um deslizamento de terra em uma estrada cobriu um ônibus, afirmando: “Obviamente há mortes ali”. Além de destruir o andar térreo do prédio diplomático, o terremoto também derrubou pelo menos duas pontes e outros edifícios, informou Thompson.

O andar térreo do edifício das embaixadas “não existe mais”, disse ele. “Está completamente plano. Os três andares superiores ainda estão de pé, mas desabaram parcialmente. Se havia alguém lá na hora, então não sobreviveu”, disse Thompson, que administra uma empresa de aventuras com tirolesa em Vanuatu.

Os Estados Unidos fecharam a missão até novo aviso devido aos “consideráveis danos”, afirmou a embaixada dos EUA na Papua Nova Guiné em uma mensagem nas redes sociais. “Nossos pensamentos estão com todos os afetados por este terremoto”, declarou a embaixada. A Alta Comissão da Nova Zelândia, localizada no mesmo edifício das missões dos EUA, França, Reino Unido e Austrália, também sofreu “danos significativos”, segundo o governo da Nova Zelândia.

Terremotos são comuns em Vanuatu, um arquipélago de 320 mil habitantes localizado no Anel de Fogo, uma zona de intensa atividade tectônica que atravessa o Sudeste Asiático e o Pacífico. Thompson informou que a maior parte das redes móveis na ilha foi interrompida.

“Estão realizando uma operação de resgate. O que precisamos de fora é evacuação médica e equipes especializadas em resgates em terremotos”, disse ele. As ruas da cidade estavam cobertas de vidro quebrado e outros destroços de edifícios danificados, conforme mostram imagens gravadas por Thompson.

Vídeos publicados por Thompson e verificados pela AFP mostram equipes uniformizadas de resgate trabalhando em um prédio completamente colapsado, que esmagou carros e caminhões estacionados abaixo. As ruas estavam cheias de vidro quebrado e destroços de prédios rachados.

Nibhay Nand, farmacêutico baseado em Sydney com negócios pelo Pacífico Sul, disse ter falado com funcionários em Port Vila, que relataram que a maior parte da loja local foi “destruída” e que outros prédios próximos “desabaram”.
“Estamos aguardando para que todos se conectem e saibamos quão devastador e traumático isso será”, disse Nand à AFP.

Um alerta de tsunami foi emitido após o terremoto, com ondas de até um metro previstas para algumas áreas de Vanuatu, mas foi rapidamente retirado pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

A Austrália está pronta para ajudar, declarou a ministra das Relações Exteriores, Penny Wong.
“Vanuatu é família, e sempre estaremos ao lado em tempos de necessidade”, disse ela em um comunicado.

Vanuatu é classificado como um dos países mais vulneráveis a desastres naturais, como terremotos, tempestades, enchentes e tsunamis, de acordo com o relatório anual World Risk Report.

Os moradores devem permanecer atentos a novos tremores secundários, que podem ser quase tão perigosos quanto o evento principal, alertou Behzad Fatahi, engenheiro civil e sísmico da Universidade de Tecnologia de Sydney.
“É provável que este forte movimento do solo perto de Port Vila tenha causado rachaduras em paredes de alvenaria, instabilidade nos alicerces e inclinação de estruturas vulneráveis”, afirmou ele.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.