Um tornado foi registrado em vídeo na tarde desta segunda-feira na zona rural do município de Vale Verde, região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Não há informações de que o tornado tenha provocado danos.
Os vídeos gravados por moradores da área da formação mostram que a circulação tornádica de vento chegou a tocar terra, ou seja, não se tratou apenas de uma nuvem funil.
Em um dos vídeos é possível observar o funil do tornado no horizonte junto aos morros. Já em outra gravação feita pelo morador Djoni Aloísio Dorr se nota como a circulação do tornado levanta a água em uma lagoa, como numa tromba.
De acordo com depoimento do autor do vídeo, a ocorrência tornádica se formou entre os municípios de General Câmara e Vale Verde. Os vídeos foram gravados na Linha São João, na localidade de Estância Nova.
TEMPO | Tornado é registrado no interior do Rio Grande do Sul. ▶️ https://t.co/rS5OadKsL2 pic.twitter.com/VgFI02pjmj
— MetSul.com (@metsul) December 16, 2024
As imagens dos vídeos sugerem uma formação tornádica de pouca intensidade, muito provavelmente um F0 ou no máximo F1 na escala de Fujita. Como é comum em tornados fracos, ele durou pouco e se dissipou ao alcançar a água.
Por que houve o tornado? Duas áreas de baixa pressão atuavam hoje no Atlântico a Lese e o Sudeste do Rio Grande do Sul, sendo uma remanescente do ciclone subtropical Biguá que ontem passou pelo estado com chuva forte e ventania.
O estado ainda enfrentava hoje na Metade Leste os efeitos dos sistemas com circulação ciclônica que trouxe alternância de sol e chuva durante o dia para a maioria das cidades da Metade Leste.
Quando há circulação ciclônica, há maior vorticidade na atmosfera. Com a presença de nuvens carregadas geradas pelo aquecimento e a umidade alta, sob ambiente de maior vorticidade, o cenário se tornou propício para rotação e a formação do funil.
Em boletim na última semana, a MetSul havia destacado que a baixa pressão poderia trazer formações tornádica ou trombas para o Rio Grande do Sul, o que acabou por se confirmar nesta segunda-feira.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.