Anúncios

Palco veio abaixo com a força do vendaval em Niterói | DIVULGAÇÃO

Tempestade severa atingiu as cidades de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado. O temporal de forte intensidade trouxe chuva torrencial de curta duração com muitos raios, mas o fenômeno de maior impacto foi o vento com rajadas muito intensas a violentas com potencial destrutivo.

O temporal foi rápido, mas severo. As rajadas de vento deixaram vários bairros de Niterói sem luz e em São Gonçalo houve incêndio numa subestação de energia. A ventania do começo da noite ainda derrubou postes, agravando o problema da falta de luz para os moradores. Houve ainda queda de árvores e uma loja do supermercado Guanabara sofreu danos em São Gonçalo.

No episódio mais grave, porém sem feridos, o show da cantora Marisa Monte, agendado para a Praia de Icaraí, acabou adiado. Parte da estrutura do palco não suportou a força do vento, desabou e foi destruída. A apresentação marcada para o domingo também foi adiada.

Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Niterói informou que “condições climáticas adversas e atípicas, incluindo fortíssimos ventos e tempestade de raios, provocaram o colapso da estrutura do palco montado na Praia de Icaraí. Ao primeiro sinal de ventos fortes, o plano de evacuação foi colocado em prática e já não havia pessoas no local quando a estrutura cedeu”.

O que causou o temporal intenso em Niterói e São Gonçalo foi uma poderosa área de instabilidade com característica de sistema convectivo de mesoescala, que rapidamente se formou no começo da noite entre a cidade do Rio de Janeiro e Niterói, na altura da Baía da Guanabara, com as tempestades severas localizadas no setor do sistema a Leste da baía.

METSUL

A temperatura às 20h, pouco antes do temporal, era de 33,0ºC na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia. Com o violento temporal, a estação parou de reportar dados. A temperatura imediatamente antes da tempestade era altíssima para o horário e incomum para o período noturno.

O Rio de Janeiro experimentou um dia de calor histórico. De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas deste sábado foram de 42,6ºC em Seropédica; 42,5ºC na Vila Militar; 42,3ºC em Duque de Caxias (Xerém); 42,2ºC em Cambuci; 41,9ºC em Marambaia; 41,7ºC em Niterói; 41,1ºC em Silva Jardim; e 40,6ºC em Macaé.

Na rede do Alerta Rio, o serviço meteorológico da Prefeitura do Rio de Janeiro, a maior temperatura em estação meteorológico hoje foi observada em Guaratiba com tórridos 43,8ºC. De acordo com o serviço, a sensação térmica chegou a 59,7°C, também em Guaratiba.

Justamente o calor extremo foi responsável pela formação da nuvem de tempestade na região do Rio de Janeiro e de Niterói. A MetSul havia advertido para o risco de temporal nesta noite. Quando a atmosfera superaquece e atinge valores fora do normal, não raro se formam nuvens de tempestades muito fortes que liberam a energia do calor intenso na forma de fenômeno severos.

Por isso, vendavais destrutivos são muito comuns em tempestades que se formam em dias de calor extremo, como foi hoje no estado do Rio de Janeiro. Como a estação saiu do ar e deixou de reportar dados, não há informação sobre a velocidade do vento em Niterói, mas os vídeos sugerem rajadas de 100 km/h a 120 km/h com potencial elevado de danos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.