Anúncios

Chuva forte e temporais são esperados em diversas localidades do Centro-Oeste e do Sudeste com a chegada da frente fria que trouxe muita chuva e tempo severo nos estados do Sul do Brasil | ETTORE CHIERAGUINI/AFGIF/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Frente fria que avança pelo Sul do Brasil vai acabar com a onda de calor em vários estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil neste domingo, trazendo chuva e ainda temporais isolados que localmente podem ser fortes a severos com risco de danos e transtornos para a população.

Na noite deste sábado, por conta do excessivo calor, chuva e temporais localizados já atingem vários pontos do Sudeste do Brasil. A chuva em algumas cidades será torrencial e há possibilidade de tempestades fortes a severas localizadas com queda de granizo e vendavais.

O calor foi muito intenso hoje e, com o aumento gradual da umidade, formam-se nuvens de maior desenvolvimento vertical. A temperatura chegou a 43,5ºC na cidade do Rio de Janeiro neste sábado e passou de 41ºC no Porto de Santos, em São Paulo. No Sul de Minas Gerais, os termômetros indicaram 43,1ºC em Coronel Pacheco, na região de Juiz de Fora. No Mato Grosso do Sul, máxima de 42,2ºC em Corumbá.

A grande mudança do tempo ocorre é neste domingo, quando se espera um quadro de instabilidade mais generalizada. O sol chega a aparecer com nuvens e calor em diversos locais do Centro-Oeste e do Sudeste, mas entre a madrugada e de manhã já chove em diferentes pontos. Da tarde para a noite, nuvens mais carregadas se formam e a chuva atinge com temporais isolados um maior número de localidades.

Chove neste domingo principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, e o Oeste e o Sul de Minas Gerais. Nestas áreas, as pancadas tendem a ser generalizadas no decorrer do dia, embora com enorme variabilidade de volumes. No Norte, Nordeste e parte do Centro de Minas Gerais, instabilidade apenas muito isolada e o calor segue muito intenso.

A MetSul salienta que se criou a expectativa na mídia de temporais por conta desta frente fria que acabará com a onda de calor. Os temporais vão ocorrer, entretanto não atingirão todas as cidades. Tempestades tendem a ser localizadas, embora em grande número de pontos.

Projeção de raios para este domingo do modelo europeu | ECMWF

Com a atmosfera superaquecida e com tremenda energia por liberar, a frente fria criará condições para tempo severo. Assim, pontos isolados podem ter temporais fortes a muito intensos com granizo, chuva torrencial com alagamentos e enxurradas, e ainda vendavais. O vento, que em setores isolados pode passar de 100 km/h, é o que trará maior potencial de danos.

Projeção de chuva do modelo Icon para o domingo | METSUL

Na segunda, a frente que estará na costa do Sudeste trará ainda pancadas de chuva com risco de temporais isolados em vários pontos do Centro-Oeste e do Sudeste, alcançando mais setores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Norte de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Na cidade de São Paulo, depois de muitos dias tórridos, a temperatura na tarde deste domingo vai estar mais de 10ºC abaixo do que se registrou ao longo da última semana com marcas previstas às 15h ao redor de 22ºC a 23ºC na maior parte da capital paulista com chuva que pode ser moderada a forte. O calor cede também no Rio de Janeiro, apesar de seguir quente e abafado. Em Belo Horizonte, o calor vai apenas diminuir, pois a chuva apenas trará abafamento e não vai derrubar a temperatura.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.