Violento vendaval atingiu a cidade costeira de São Paulo de Caraguatatuba na tarde desta quinta-feira. Vídeos e fotos da localidade do litoral mostram estragos em diversos pontos do município em razão das rajadas acima dos 100 km/h.
Temporal destrói parte de shopping em Caraguatatuba, litoral norte de SP pic.twitter.com/HGcqXuidGI
— Portal Costa Norte (@costanortenews) August 24, 2023
Como consequência do temporal, danos e transtornos foram observados como quedas de árvores e postes, o detalhamento de uma igreja e ainda o destelhamento de shopping center da cidade do Litoral Norte paulista.
Conforme o portal G1, uma das árvores derrubadas pelo vento caiu sobre um Fusca, partindo o veículo ao meio. De acordo com a Defesa Civil, a chuva e o vento forte atingiram diversas regiões do município.
O violento vendaval destelhou parcialmente o Shopping Serramar, causando danos no estacionamento e também a queda de um outdoor. Frequentadores do shopping entraram em pânico com a violência do vento que levantou a cobertura do estabelecimento.
A Defesa Civil do município informou quedas de árvores nos bairros Golfinhos, Pontal Santa Marina e Massaguaçu. Uma igreja foi destelhada e um muro, no Jardim Britânia, desmoronou.
O que houve em Caraguatatuba? Uma célula de tempestade muito forte e isolada se formou por conta do intenso calor que fazia na região com temperatura perto de 40ºC pelo segundo dia seguido. O litoral paulista teve dia tórrido com máxima de 37,9ºC em Bertioga. Fez 38,2ºC em Angra dos Reis, na Costa Verde, no Litoral Sul do Rio de Janeiro.
Com a aproximação de uma frente fria, núcleos isolados de instabilidade se formaram. O que atingiu Caraguatatuba gerou o violento vendaval. A muito rápida passagem do vento e sua violência não permitem se descartar a passagem de um tornado, especialmente porque atuava uma corrente de jato em baixos níveis na região com maior cisalhamento de vento.
Temporal destrói igreja em Caraguatatuba, litoral norte de SP pic.twitter.com/w5SOFSH2AQ
— Portal Costa Norte (@costanortenews) August 24, 2023
Outra hipótese é de uma microexplosão. São correntes de vento violentas e descendentes que ao alcançar a superfície se espalham de forma radial, produzindo estragos. A força do vento neste tipo de fenômeno pode provocar danos comparáveis ao de um tornado com rajadas em alguns casos tão fortes quanto 150 km/h ou mais.
Como a atmosfera está muito quente, novos núcleos de instabilidade com temporais muito localizados fortes a severos podem se formar em São Paulo e no Rio de Janeiro. No começo da noite, áreas de instabilidade atuavam no estado do Rio.