Anúncios

Pessoas se refrescam na praia de Ipanema sob calor extremo em pleno inverno na cidade do Rio de Janeiro | FÁBIO TEIXEIRA/AGÊNCIA ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Rio de Janeiro teve uma quinta-feira escaldante com temperaturas máximas incomuns para o inverno e o mês de agosto e que ficaram perto dos 40ºC em diversas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia.

As máximas nas estações oficiais automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade do Rio de Janeiro nesta quinta à tarde foram de 38,7ºC em Marambaia, 38,6ºC na Vila Militar e Jacarepaguá, e 38,4ºC no Forte de Copacabana.

Estações automáticas particulares na cidade do Rio de Janeiro indicaram máximas na tarde de hoje de 38,6ºC em São Conrado e 41,5ºC no Leblon (efeito de ilha de calor urbano somado ao vento com aquecimento adiabático).

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia em outras cidades do estado indicaram 39,3ºC em Silva Jardim, 38,9ºC em Niterói, 38,4ºC em Duque de Caxias – Xerém (Baixada Fluminense) e 38,2ºC em Angra dos Reis, na Costa Verde. Na Região Serrana, estações automáticas particulares apontaram máximas de 30ºC a 32ºC em Petrópolis e Teresópolis.

O calor não se resumiu à tarde hoje na cidade do Rio de Janeiro. Já na madrugada, pela interação do vento Norte quente e seco com o relevo, gerando aquecimento adiabático, vários bairros do Rio tiveram temperatura extremamente alta no começo do dia.

Estação do Inmet no Forte de Copacabana, área militar do Exército na praia de Copacabana, registrou 33,4ºC em dois momentos entre 3h e 5h da manhã e amanheceu com 33,6ºC. A temperatura se manteve acima dos 30ºC durante toda a madrugada na estação.

Temperatura ainda mais elevadas e espantosas para o horário da madrugada se deram na cidade do Rio de Janeiro. Estação automática particular acusava 35,1ºC às 6h da manhã no bairro de São Conrado. No Leblon, estação particular acusou 33,5ºC às 6h52. Outra estação no mesmo bairro, perto do Shopping Leblon, marcou 34,1ºC às 6h22.

O calorão, entretanto, não prossegue no Rio de Janeiro. Nuvens já podiam ser vistas na tarde de hoje na capital fluminense e trouxeram chuva isolada no começo da noite. Já nos próximos dias se espera muita nebulosidade, chuva e um muito acentuado declínio da temperatura por conta da chegada de uma frente fria seguida de uma massa de ar frio.

O tempo no Rio de Janeiro já estará radicalmente diferente nesta sexta-feira com marcas mais de 10ºC inferiores a de hoje em diversas localidades. A nebulosidade aumenta durante esta sexta e o tempo se instabiliza com chuva e garoa em vários pontos.

A queda maior da temperatura vai ocorrer no fim de semana. Tanto o sábado como o domingo devem ter abundante nebulosidade e chuva na capital fluminense com alguns períodos de precipitação moderada a forte, capazes de trazer elevados volumes em diferentes localidades.

Com tempo instável e chuvoso, a temperatura pouco varia e não deve passar dos 22ºC ou 23ºC no sábado enquanto no domingo pode ficar ao redor de 21ºC ou 22ºC. O vento, ademais, vai soprar moderado com possíveis rajadas fortes no ingresso da massa de ar frio.