Anúncios

Vale do Sinos já teve calor hoje e que aumentará neste sábado | DANIEL FLECK

A sexta-feira foi marcada pelo tempo ensolarado com amplos períodos de céu claro no Rio Grande do Sul, o que com ingresso de ar mais quente favoreceu maior elevação da temperatura e uma tarde quente com máximas acima de 30ºC em diversas cidades. Foi a segunda tarde de calor mais amplo da semana e apenas a segunda desta primavera.

Na Grande Porto Alegre, a temperatura máxima registrada em Campo Bom foi de 32,1ºC. Já na capital, na estação meteorológica do bairro Jardim Botânico, os termômetros indicaram 30ºC. Foi a segunda máxima na casa de 30ºC na primavera na capital. Agora são cinco dias neste semestre com 30,0ºC ou mais na cidade: 30,3ºC em 11/7; 30,1ºC em 25/8; 32,2ºC em 27/8; 34,3ºC em 26/10; e 30,0ºC em 28/10.

E vem mais calor. O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, entretanto não se espera que o tempo fique tão aberto quanto hoje, quando o céu azul e sem nuvens predominou. Ar mais quente domina o estado e estimula a formação de nuvens. Não se pode afastar chuva isolada, especialmente na Metade Norte, com a passagem de instabilidade durante o dia por Santa Catarina e o Paraná.

O começo da manhã tem temperatura agradável, mas aquece muito rapidamente e já no final da manhã faz calor em grande número de municípios que devem ter mais de 30ºC. A tarde vai ser entre quente e muito quente com maior aquecimento nos vales e na Grande Porto Alegre.

A previsão da MetSul Meteorologia é de máximas entre 31ºC e 33ºC na Campanha, no Sul e na área de Uruguaiana. Nos vales, a temperatura pode atingir de 33ºC a 35ºC. Na capital, a tarde pode ter até 32ºC. No Norte e no Noroeste, embora o dia quente e abafado, nuvens e tempo mais instável devem frustrar aquecimento maior.