Anúncios
Foto mostra poluição em São Paulo

São Paulo tem qualidade do ar muito ruim nesta segunda-feira com grande quantidade de material particulado na atmosfera | CARLOS FABAL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Vários meios de imprensa informam que a cidade de São Paulo tem “o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira” com base no ranking de uma empresa suíça que monitora a qualidade do ar em todo o planeta e publica índices de poluição.

No ranking da IQAir, atualizado a cada hora, São Paulo apareceu em alguns momentos nesta segunda-feira na primeira posição de um ranking que considera grandes cidades do mundo, à frente, por exemplo, de Lahore, no Paquistão, e de Kinshasa, na República Democrática do Congo.

A informação de que São Paulo tem o ar mais poluído do mundo, entretanto, não é factualmente. Por quê? O ranking considera apenas grandes cidades do planeta e os próprios dados da empresa suíça mostram outros locais do mundo em que o ar está muitíssimo mais poluído que o da capital paulista.

A plataforma da IQAir indicava um AQI (índice de qualidade do ar) ao redor de 160 para a cidade de São Paulo, mas os valores do índice eram maiores hoje, por exemplo, em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

No mundo, estações de monitoramento do ar na província chinesa de Xinjiang indicavam AQI perto de 1000, ou seja, ar excepcionalmente poluído com condições perigosas para a saúde humana, assim poluição em níveis muitíssimos superiores a de São Paulo.

Assim, como o ranking não é de todos os pontos do mundo e apenas de grandes cidades do planeta, não se pode afirmar que São Paulo registrava hoje o ar mais poluído da Terra porque outras cidades do mundo com menor população e que não figuram no ranking tinham qualidade muito pior.

Conforme a tabela de AQI (Air Quality Index), da EPA, valores entre 0 e 50 (verde) são bons. Entre 51 e 100 (amarelo) são considerados moderados. Nesta faixa, a qualidade do ar é aceitável. No entanto, pode haver risco para algumas pessoas, particularmente aquelas que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar.

Já valores de AQI entre 101 e 150 (laranja) indicam má qualidade do ar e insalubre para grupos sensíveis. Neste nível, pessoas de grupos sensíveis podem sofrer efeitos na saúde. O público em geral tem menos probabilidade de ser afetado.

Por sua vez, marcas de AQI entre 151 e 200 (vermelho) são consideradas insalubres. Nesta faixa, algumas pessoas do público em geral podem sofrer efeitos na saúde e membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos mais sérios na saúde.

Índices de AQI entre 201 e 300 (púrpura) apontam para condições muito insalubres. Neste caso, o risco de efeitos na saúde pela poluição atmosférica é aumentado para toda a população e não apenas grupos sensíveis.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.