Grande quantidade de fumaça cobre neste momento a América do Sul e afeta diversos países. No Brasil, a fumaça cobria hoje áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e toda a Região Sul. No Rio Grande do Sul, a coloração do céu no fim da tarde lembrava Marte em várias cidades.
A fumaça do Paraguai, Bolívia e da região amazônica é transportada para o Rio Grande do Sul por correntes de vento de Norte para Sul. Essas correntes de vento trazem, além da fumaça, ar quente.
Hoje, o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul enfrentaram outra tarde tórrida com máximas dignas do auge do verão. Mais uma vez, como a MetSul Meteorologia previa, a temperatura superou os 35ºC em diversas cidades.
As máximas nesta segunda-feira atingiram 37,1ºC em Santa Rosa; 36,9ºC em Porto Xavier; 36,7ºC em Porto Vera Cruz; 36,1ºC em São Paulo das Missões; 36,0ºC em Doutor Maurício Cardoso; 35,8ºC em Guarani das Missões; e 35,6ºC em Alpestre e em Horizontina.
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas em muitas cidades o aspecto de céu nublado ou encoberto devido à grande quantidade de fumaça cobrindo o estado. No começo do dia, instabilidade muito isolada ainda pode ocorrer no Sul e no Leste gaúcho.
Correntes de vento de Norte que trazem a fumaça das queimadas na América do Sul para o estado chegam também com ar quente. O calor, até hoje mais limitado a municípios da Metade Norte, alcança grande parte do estado nesta quarta com uma tarde quente.
Espera-se forte a intenso calor em vários pontos do Centro para o Norte gaúcho com máximas em muitas cidades, inclusive na Grande Porto Alegre, entre 30ºC e 35ºC. O Noroeste terá máximas acima de 35ºC pelo terceiro dia seguido.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.