Anúncios

GUSTAVO GHISLENIAFP/METSUL METEOROLOGIA

O portal espanhol Ogimet publica diariamente um ranking mundial das mais baixas e das mais altas temperaturas registradas no mundo assim como um ranking dos mais altos volumes de chuva anotados em 24 horas no planeta. Um dado chamou a atenção hoje com Santa Maria na primeira posição das estações meteorológicas em que mais choveu no planeta em 24 horas até às 14h de hoje (17 UTC), o que virou manchete na imprensa e gerou repercussão em redes sociais.

REPRODUÇÃO

Mas foi mesmo Santa Maria a cidade em que mais choveu no mundo nas últimas 24 horas? Não. O ranking do site considera somente as estações que reportam dados no sistema mundial, mais de 6 mil, e no caso das brasileiras as do Instituto Nacional de Meteorologia, representante do Brasil na Organização Meteorológica Mundial.

Ocorre que existem outras cidades, que não possuem medições do Instituto Nacional de Meteorologia, e que anotaram acumulados de chuva ainda mais altos que os da cidade universitária do Centro do Rio Grande do Sul. Casos de pontos de medição do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden).

O dado, ademais, não está correto. Consultando os dados horários, em 24 horas, da estação automática de Santa Maria do Instituto Nacional de Meteorologia até às 14h de hoje, o volume em 24 horas foi d de 150,4 mm, não os 214 mm informados.

A chuva se mede em Meteorologia em 24 horas até às 9h da manhã, quando se tem o que se denomina de altura diária. Na estação convencional de Santa Maria, o acumulado em 24 horas até às 9h (12 UTC) deste sábado foi de 213,6 mm, não o maior do mundo, porém um dos mais altos em 24 horas na estação desde que se iniciaram os registros em 1912. O maior volume do mundo em 24 horas até às 9h de hoje, quando se mediu os 213,6 mm de Santa Maria, pelo mesmo site, foi numa estação da Indonésia.

REPRODUÇÃO

De acordo com as medições do Cemaden, Santa Maria acumulava em 96 horas até às 15h desta quarta volume de 472,4 mm. Para se ter ideia, o volume em apenas quatro dias corresponde a um quarto da média anual de precipitação da cidade do Centro do Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.