Anúncios

A chuva arrasou o município gaúcho de Sinimbu, no Vale do Rio Pardo. “Cenário de guerra”, descreveu a prefeita Sandra Marisa Roesch Backes na manhã desta quarta-feira. Em vídeo publicado nas redes sociais, afirmou que a situação se complica no município, tanto pela devastação da água como pela falta de comunicação com alguns moradores.

“A cidade está completamente destruída. Não tem mais comércio, não tem mais indústria, não tem mais emprego e todos os prédios públicos foram atingidos”, relata, enfatizando que a sede da prefeitura, a EMEF Nossa Senhora da Glória e outros pontos de atendimento à população foram atingidos pela água.

A prefeita relatou ainda que contou com a ajuda da sirene do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para alertar a população. No entanto, alguns seguem sem comunicação.

“Uma grande preocupação é que a gente não consegue fazer contato com todas as pessoas, porque estão sem internet, sem luz, sem energia.” Apesar dessa declaração da prefeita, não há desaparecidos em Sinimbu na última atualização da Defesa Civil Estadual.

O Vale do Rio Pardo soma três dos dez óbitos confirmados pela Defesa Civil. A prefeita afirma que conversou com o governo federal na terça-feira sobre a situação da cidade. “Todas as lojas, comércios, todos estão arrasados e terminados. Precisamos de muita força de vontade para nos reerguermos.”

A prefeita ainda apelou por ajuda de voluntários e recomendou que “curiosos” não se aproximem apenas para ver a situação de Sinimbu. Os acumulados de chuva na região variam entre 300 mm e 500 mm até a tarde desta quarta, inundando cidades e isolando comunidades inteiras por estradas alagadas e pontes caídas.

ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Muitas áreas rurais de Sinimbu estão isoladas pela queda de pontes e pontilhões. Os serviços essenciais colapsaram com falta de energia e água, além de problemas em sinal de telefonia e de internet. A representante do município descreve que jamais se viu algo igual na história da cidade. (Com informações do Jornal NH)

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.