Vídeos circulam na internet informando uma suposta ocorrência de neve inédita nesta semana. Os vídeos e fotos do deserto cobertos de gelo viralizaram em redes sociais no Brasil e em outras partes do mundo.
O que aconteceu? As imagens são reais, entretanto não se trata de neve e sim granizo cobrindo a paisagem desértica saudita. O fenômeno ocorreu na região de Al-Jawf, na Arábia Saudita, durante uma tempestade que deixou o deserto branco.
Em um comunicado à imprensa, a agência de imprensa do regime saudita disse: “Chuvas fortes acompanhadas de grandes quantidades de granizo continuaram em várias partes da região de Al-Jawf desde a última quarta-feira, e a terra foi irrigada e os vales fluíram, o que anuncia uma atraente temporada de primavera”.
Vídeos feitos de um veículo trafegando por uma estrada mostraram como o terreno parecia quase irreconhecível, pois coberto por camada de pedras de granizo de pequeno a médio tamanho.
Heavy rain and hail have struck northern Saudi Arabia, leading to flooding across several areas. pic.twitter.com/Vnqw9EYlbo
— Al Jazeera English (@AJEnglish) November 9, 2024
O Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos atribuiu as últimas tempestades de granizo a um sistema de baixa pressão vindo do Mar da Arábia. O centro meteorológico da Arábia Saudita emitiu alertas de tempo severo, prevendo chuvas fortes, granizo e ventos fortes, bem como visibilidade reduzida.
Embora extremamente raro em um país que vê temperaturas regularmente passarem de 40 graus, a Arábia Saudita já experimentou queda de neve e granizo durante os meses de inverno.
MUNDO | Forte nevada na província de #Tabuk, no Norte da Arábia Saudita, no começo desta quinta-feira. Nevar nesta região até não é incomum, mas não é toda hora que se vê camelos cobertos de neve. pic.twitter.com/WuO6ndQClU
— MetSul.com (@metsul) February 18, 2021
Em 2021 (vídeo acima), as temperaturas na Arábia Saudita caíram abaixo de zero e uma tempestade de neve anormal atingiu a região de Aseer, onde montanhas e desertos ficaram cobertos de branco, enquanto camelos foram fotografados cercados por neve. Foi a primeira vez em quase meio século que a temperatura na região caiu abaixo de zero.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.