Anúncios

Meios de imprensa informaram durante a terça-feira que o El Niño chegou ao fim, com base em anúncio do Bureau de Meteorologia (BoM) da Austrália, a agência climática do governo australiano. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

Mapa de anomalia da temperatura da superfície do mar em 15 de abril | NOAA

Mas é verdade que o El Niño chegou ao fim? Depende do critério usado. O comunicado australiano divulgado ontem destaca que “o El Niño terminou e o Pacífico voltou a uma fase de neutralidade”. De acordo com o BoM, “modelos climáticos indicam que o Pacífico provavelmente continuará neutro até pelo menos julho de 2024”.

“Os indicadores oceânicos e atmosféricos são agora indicativos de neutralidade. As temperaturas da superfície do mar no Pacífico central têm esfriado constantemente desde dezembro de 2023. Houve um resfriamento substancial na última quinzena, com o índice Niño 3.4 agora dentro dos limites históricos para a fase neutra”, observou o Bureau de Meteorologia da Austrália.

Os critérios usados pelos australianos e pelos norte-americanos para afirmar que o Pacífico está sob El Niño ou La Niña são diferentes. Enquanto o Bureau da Austrália considera anomalias acima de 0,8ºC para El Niño, a agência de tempo e clima dos Estados Unidos (NOAA) tem como parâmetro anomalias de temperatura da superfície do mar acima de 0,5ºC.

Por isso, o boletim da NOAA divulgado na véspera do comunicado australiano informou a continuidade do El Niño. A anomalia informada pela agência norte-americana para o Pacífico Equatorial Centro-Leste era de 0,9ºC na última semana, ou seja, solidamente ainda em território de El Niño.

A maior parte da Meteorologia mundial segue o critério da NOAA e não da Austrália, inclusive a MetSul Meteorologia, assim pelo critério que usamos e é o mesmo dos Estados Unido o El Niño ainda prossegue, mesmo estando nos seus últimos dias e com tendência de acabar mais tarde neste mês ou no mais tardar em maio.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios