Anúncios

Temporal em pontos isolados é a previsão do tempo para este começo de verão no Sul do Brasil | Douglas Becker/Arquivo

Temporais isolados ocorreram na tarde desta segunda-feira no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul. As formações localizadas geradas pelo intenso calor já tinham provocado alguns temporais na tarde do domingo no Norte gaúcho durante uma tarde em que a máxima chegou a 40,1ºC em Porto Xavier, no Noroeste. Um vendaval destelhou casas e empresas no município de Ametista do Sul.

Nesta segunda, o calor à tarde chegou a 38,9ºC em Quaraí, no Oeste, e a 37,9ºC em Espumoso, no Norte do Estado. Muitos municípios anotaram máximas superiores a 35ºC na Metade Norte com 37,6ºC em Lajeado, 37,0ºC em Teutônia, 36,9ºC em Cruz Alta, 36,4ºC em Ibirubá, e 35,1ºC em Soledade.

O intenso aquecimento na Metade Norte gaúcha pelo segundo dia seguido estimulou áreas de temporais isolados em que houve queda de granizo e rajadas de vento forte. Uma das cidades que registrou temporal foi Taquaruçu do Sul, no Médio Uruguai. Em Santo Augusto, as rajadas de vento chegaram a 88 km/h.

A previsão é de mais temporais nesta terça-feira que marca o começo do verão astronômico. Os modelos meteorológicos, caso do WRF, indicam altos índices de refletividade da tarde para a noite em diversos pontos isolados do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Os valores de refletividade muito altos são condizentes com temporais localizados que em alguns pontos podem ser fortes a severos com chuva intensa em curto período, vendavais e granizo.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul com nuvens nesta terça, mas uma frente fria que avança pela costa induz instabilidade e ocorre chuva localizada e mal distribuída na maioria das regiões no decorrer do dia, sobretudo da tarde pra noite. Alto risco de chuva forte e temporal em pontos isolados com granizo e vendavais, especialmente na Metade Norte. Segue muito quente o calor será intenso mais uma vez na Metade Oeste.

Os temporais, alguns potencialmente fortes a severos em pontos isolados, seguem na quarta-feira no Sul do Brasil. O risco desta vez será maior nos estados de Santa Catarina e no Paraná enquanto na maior parte do Rio Grande do Sul não haverá risco de tempo severo com marcas menores nos termômetros à medida que o calor deve ceder.

Anúncios