Anúncios

REPRODUÇÃO

As fortes rajadas de vento geradas pelo ciclone subtropical Biguá causaram a queda da estrutura de uma quadra de esportes no município de Butiá, deixando feridos, conforme as primeiras informações.

Segundo o Jornal Butiá Notícias, a intensa ventania fez com que o telhado da quadra de futebol do Centro de Treinamento (CT), localizado na Rua do Comércio, fosse arrancado durante a confraternização de final de ano da escolinha de futsal do Trianon.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento de desespero das pessoas que participavam da confraternização na quadra de esportes destruída pelo vento, incluindo crianças, familiares e integrantes da equipe, que estavam no local no momento do incidente.

O jornal Butiá Notícias informou que duas pessoas com ferimentos foram encaminhadas para o hospital local, sendo um adulto e uma criança de 13 anos, que receberam atendimento médico. Até o momento, não há informações detalhadas sobre o estado de saúde das vítimas.

O desabamento da estrutura da quadra de esportes em Butiá ocorreu no momento em que começava a atingir a região o vórtice do ciclone subtropical Biguá com rajadas fortes a intensas na região e na Grande Porto Alegre na tarde deste domingo.

A estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou em boletim especial às 14h22 rajada de vento de 45 nós ou 83 km/h por efeito da banda externa de nuvens carregadas associada ao vórtice do ciclone.

As rajadas foram fortes também em cidades da área metropolitana de Porto Alegre durante a passagem da banda externa de nebulosidade com registro de rajada de 73 km/h em estação meteorológica no Centro de Canoas às 14h30.

Biguá é o primeiro ciclone atípico (subtropical ou tropical) a afetar o Rio Grande do Sul desde maio de 2022, quando a tempestade subtropical Yakecán causou estragos e deixou vítimas no Uruguai e no Rio Grande do Sul. No ciclone Yakecán, uma pessoa morreu em naufrágio n Guaíba, em Porto Alegre.

A administração do CT Rua do Comércio, onde foi registrado o desabamento da estrutura pelo intenso vento do ciclone, enviou à MetSul Meteorologia uma nota de esclarecimento:

A administração do CT Rua do Comércio, de Butiá, vem à público se manifestar sobre o episódio ocorrido na tarde deste domingo (15), quando os ventos causados pelo Ciclone Subtropical Biguá danificaram parte da cobertura da quadra esportiva, que fica anexa ao salão de festas, local onde ocorria a confraternização de um time de futebol local.

O acidente causou ferimentos leves em duas pessoas, que receberam suporte imediato e estão sob cuidados médicos. Lamentamos profundamente o fato, sendo que seguimos à disposição dos feridos, bem como de seus familiares.

Reafirmamos, ainda, o compromisso com os nossos clientes, bem como com toda a comunidade de Butiá, que também vivenciou este evento climático que já registrou ventos acima dos 80 km/h, durante essa tarde, no Rio Grande do Sul“.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.