Anúncios

Fortes rajadas de vento atingiram nesta terça-feira pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul com a ventania mais intensa concentrada em localidades da faixa costeira do estado.

O vento é consequência de um centro de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera que está semi-estacionário entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, o que traz instabilidade persistente e vento.

Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram nesta terça rajadas de vento de 82,4 km/h na Barra do Chuí, no extremo Sul gaúcho, e de 68 km/h em Tramandaí, no Litoral Norte.

Em Porto Alegre, a chuva e o vento que não chegou a ser muito forte causou a queda de uma árvore hoje cedo na Rua Carazinho, no bairro Petrópolis. A árvore tombou sobre a rede elétrica, deixando moradores da região sem luz.

No Sul do estado, pelo vento e a agitação marítima, as condições no porto da cidade de Rio Grande eram parcialmente impraticáveis na tarde desta terça-feira.

O vento era mais forte nesta terça em pontos do Litoral Sul, onde houve queda de galhos e árvores em alguns pontos com impacto no fornecimento de energia de forma isolada.

A circulação da área de baixa pressão vai manter o vento nesta quarta e ainda na quinta-feira no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas na maior parte do estado o vento será predominantemente fraco.

O mapa abaixo mostra o vento máximo projetado pelo modelo WRF da MetSul inicializado com o modelo norte-americano GFS. Este modelo pode ser consultado a qualquer hora pelo assinante em nossa seção de mapas (assine aqui).

Como se observa, as rajadas mais fortes devem ocorrer no Sul do estado, no entorno da Lagoa Mirim e perto da reserva ecológica do Taim, assim como na Lagoa dos Patos e na faixa costeira, de Tramandaí para o Sul até o Chuí.

As rajadas mais fortes, entretanto, devem seguir ocorrendo no Litoral Sul, de Mostardas ao Chuí, com possibilidade de quedas de árvores, postes e interrupções localizadas do serviço de energia elétrica.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.