Anúncios

A enfermeira Ingrid-Marie Nyborg (esquerda) recebe ajuda das equipes de resgate para deixar sua casa em meio à enchente. Vários moradores foram evacuados depois que a água subiu em Hexbergveien, a estrada em Hexebergasen, no município de Lillestrom. A tempestade nominada de Hans trouxe aviso vermelho de perigo no Sudeste da Noruega. | RODRIGO FREITAS/NTB/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Fortes chuvas causaram inundações e deslizamentos de terra na Suécia e na Noruega nesta terça-feira enquanto ventos fortes fizeram com que um incêndio florestal dinamarquês saísse fora de controle, disseram autoridades, com previsão de mais chuvas fortes.

Uma tempestade apelidada de “Hans” varreu os países nórdicos no fim de semana, deixando um rastro de destruição. Moradores da cidade de esqui de Are, no Noroeste da Suécia, foram aconselhados a ficar longe do córrego Susabacken depois que ele transbordou, enviando lama e pedras pela cidade e causando danos a estradas e casas, informou o site de informações de crise da Suécia Krisinformation.

Na parte Sudoeste do país, os peixeiros de Gotemburgo encontraram o mercado no porto de pesca da cidade debaixo d’água depois que o rio Gota inundou. Na segunda-feira, dois vagões de um trem de passageiros descarrilaram no leste da Suécia depois que um aterro ferroviário desabou devido a fortes chuvas, deixando três pessoas feridas.

Na vizinha Noruega, a polícia relatou vários deslizamentos de terra no Sudeste do país nesta terça-feira, com a mídia relatando que mais de 100 pessoas foram evacuadas como resultado. Agências meteorológicas na Suécia e na Noruega emitiram alertas de inundações severas em várias partes de seus respectivos países.

As fortes chuvas também causaram interrupções no tráfego, com várias estradas fechadas e trens e balsas cancelados. Enquanto isso, a agência meteorológica da Dinamarca, DMI, alertou sobre ventos de tempestade no Norte do país. A polícia dinamarquesa disse em um comunicado que os esforços dos serviços de resgate para apagar um incêndio perto da cidade de Klitmoller foram “impedidos” pelos fortes ventos.