O Rio Grande do Sul enfrenta um sábado com rajadas de vento forte a intensas em vários municípios pela atuação conjunta de dois grandes sistemas atmosféricos: uma corrente de Jato em baixos níveis e o avanço de uma frente fria. O avanço do sistema frontal provoca uma radical mudança de temperatura.

Mapa mostra contraste de temperatura que favorece vento

Mapa de anomalia de temperatura na tarde de hoje pelo modelo Icon | METSUL

Estações meteorológicas no Rio Grande do Sul registraram neste sábado até às 18h rajadas de vento de 111 km/h em Itaqui, 97 km/h em Ajuricaba, 95 km/h em Pedras Altas, 82 km/h em Júlio de Castilhos, Agudo e Teutônia e 80 km/h em Uruguaiana.

Leia tambémAgosto começa com calor de verão antes da frente fria

Os anemômetros (equipamento que mede o vento) indicaram ainda até o mesmo horário rajadas de 79 km/h em Herval, Jaguari, Rolante e Alegrete, 77 km/h em Livramento, 76 km/h em Fontoura Xavier, 74 km/h em São Gabriel e Campo Bom, 73 km/h no Chuí e em Soledade, 72 km/h em Santa Cruz do Sul, 71 km/h em São Vicente do Sul e 70 km/h em Santa Vitória do Palmar.

O vento inicialmente foi consequência da corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento na baixa atmosfera que transporta ar quente e seco e que traz rajadas do quadrante Norte.

Na sequência, houve vento forte pela chegada de uma frente fria vinda do Sul. A troca rápida de massas de ar, do ar quente para o mais frio, favoreceu vento em cidades do Oeste, Centro e o Sul gaúcho.

Há um grande contraste térmico entre áreas em que a frente fria já chegou e derrubou a temperatura e aquelas onda ainda não chegou e seguem sob a influência da corrente de jato com ar quente.

Leia tambémFrente fria e jato trazem vento forte a intenso nas próximas horas

Às 18h deste sábado, estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam 13,2ºC em Canguçu; 13,5ºC em Caçapava do Sul e Pinheiro Machado; 13,7ºC em Santiago; 13,8ºC em Herval; e 13,9ºC em Santana da Boa Vista.

No mesmo horário, onde a frente fria ainda não havia chegado, fazia nas estações do órgão federal 30,3ºC em Rolante; 28,9ºC em Campo Bom; 27,6ºC em Viamão e Sapucaia do Sul; e 26,9ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico).