
Fortes a intensas rajadas de vento no começo do sábado pode voltar a causat queda de árvores e falta de luz no Rio Grande do Sul | FERNANDO OLIVEIRA
A MetSul Meteorologia reforça o alerta que o começo do fim de semana deve ter novos vendavais no Rio Grande do Sul. Embora o tempo aberto com sol e temperatura agradável da tarde desta sexta-feira em nada sugira uma mudança do tempo, parte do estado voltará a ter chuva com risco de vento forte a muito forte durante as próximas horas.
O que vai acontecer? Uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com ar mais frio em sua retaguarda. Na passagem do sistema frontal e durante o ingresso do ar frio se projeta a ocorrência de ventania que pode ser forte e em alguns pontos até intensa.
As precipitações acompanhando a frente vão começar na noite desta sexta-feira pela fronteira com o Uruguai, a Campanha e o extremo Sul gaúcho. Na madrugada e em parte da manhã do sábado, a instabilidade avança pelo Leste do estado com chuva e garoa no Sul do estado, na Costa Doce e possivelmente na Grande Porto Alegre, parte da Serra e do Litoral Norte.
A instabilidade frontal fez com que o Instituto Uruguaio de Meteorologia emitisse um alerta no fim da tarde por chuva forte e temporais, risco que na avaliação existe no Rio Grande do Sul mais no Sul gaúcho.
O vento passa a soprar com rajadas na noite de hoje em pontos do Oeste, fronteira com o Uruguai, Campanha e o extremo Sul gaúcho. Na madrugada do sábado, as rajadas vão atingir outras áreas da Metade Sul e devem alcançar ainda parte do Centro do estado, a área de Porto Alegre e o Litoral Norte.
As rajadas devem ficar, em média, entre 60 km/h e 80 km/h, mas em alguns pontos não são descartadas rajadas mesmo na casa de 80 km/h a 100 km/h. O vento deve ser mais forte na Lagoa dos Patos e áreas próximas (como Pelotas, Rio Grande e Mostardas) assim como no litoral (Sul e Norte), mas há risco de rajadas fortes também em Porto Alegre, cidades da região metropolitana e até mais a Oeste, como na Região Carbonífera e parte do Centro do estado.
O mapa abaixo mostra a mais recente projeção, atualizada nesta tarde, de vento máximo do modelo de alta resolução WRF da MetSul Meteorologia em que se destaca pelas áreas em amarelo e laranja os locais onde o vento pode ser moderado a forte e em vermelho onde pode ser muito forte a intenso.

METSUL
Uma preocupação é que o vento pode soprar forte a muito forte em áreas do Litoral Norte e da Grande Porto Alegre (incluindo a capital) que ainda estão sem luz pelos danos na rede elétrica pelos vendavais da quinta. O vento pode dificultar o trabalho de recuperação da rede e somar novas ocorrências de falta de luz.
No decorrer do sábado, embora com rajadas ainda esporádicas, especialmente junto à costa, a tendência é de gradual diminuição do vento, com o sol aparecendo com nuvens. O domingo e o começo da semana serão de tempo firme e sem risco meteorológico.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.