Uma tromba d´água foi um dos assuntos do dia na capital do Uruguai, embora o grande tema do momento sejam as eleições presidenciais do fim de semana no país vizinho. O tornado sobre água foi avistado sobre a Baía do porto de Montevidéu durante a passagem de uma frente fria que vai trazer nova onda de vendavais para o Rio Grande do Sul.
Tromba marina | 🌪️
Hace instantes, se observó en la Bahía del Puerto de Montevideo.
La tromba es un vórtice giratorio de viento ascendente, desde la superficie marina hacia la nube. pic.twitter.com/npfLVPVjgK— Inumet (@MeteorologiaUy) October 25, 2024
O vídeo do fenômeno que chamou muita a atenção de quem viu na costa de Montevidéu foi publicado nas redes sociais pelo Instituto Uruguaio de Meteorologia, o Inumet, órgão oficial de previsão do tempo do governo uruguaio.
O órgão uruguaio explicou que dadas as condições de temperatura relativamente altas da superfície do mar (Rio da Prata) e a interação com uma massa de ar fria e instável que atualmente afeta a costa uruguaia, a formação de trombas d’água aumenta.
O presidente do clube de futebol Rampla Juniors, Daniel Bianchi, também compartilhou imagens que mostram como a tromba podia ser vista a partir do campo do clube de futebol de Villa del Cerro.
@sinae_oficial @RamplaJuniorsFC imagen tomada por funcionarios del club: desde la Villa… mirando hacia la Ciudad… pic.twitter.com/eaQh9Z9Mgg
— Daniel Bianchi (@Daniel_Bianchi_) October 25, 2024
Mas, afinal, o que é uma tromba? Uma tromba d’água é uma coluna giratória de ar que suga a água para fazer um funil tortuoso de água e nuvens conectando a água e o céu. Ocorrem principalmente sobre o oceano, mas podem ser registradas em águas interiores como rios e lagoas.
Elas são espetaculares no visual, mas de curta duração, geralmente não durando mais de cinco minutos (mas ocasionalmente até dez minutos). Os ventos dentro da tromba d’água podem exceder 100 km/h e são capazes de causar grandes danos a embarcações.
Se uma tromba avança para terra firme passa a ser designada como um tornado e, neste caso, pode criar ainda mais estragos. As trombas d’água são, de certa forma, como os tornados que se formam sobre a terra. Enquanto os tornados estão associados comumente a enormes tempestades de supercélulas, trombas d’água podem se formar durante tempestades menores ou mesmo apenas chuvas ou a presença do tipo certo de nuvens.
E como as trombas d´água se formam? Trombas d’água podem se formar quando os ventos que sopram em duas direções diferentes se encontram. Ao longo da linha onde os dois ventos se cruzam (chamada de “linha de convergência” ou “linha de cisalhamento”), há muito ar girando perto da superfície.
O encontro do vento soprando de diferentes direções faz o ar ascender. A coluna de ar ascendente transporta vapor de água para o céu, onde gera tempestades e nuvens Cumulus.
À medida que o ar sobe, ele pode inclinar parte do ar giratório horizontal perto da superfície na direção vertical. Quando esse giro vertical se concentra em um ponto específico, ele começa a sugar água e aí surge a tromba d’água.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.