
Vendavais causaram estragos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Em Tramandaí (foto), a força da tempestade assustou, | PLATAFORMA DE PESCA DE TRAMANDAÍ
Vendavais atingiram durante a manhã e o começo da tarde desta quinta-feira diversas cidades do Rio Grande do Sul em diferentes regiões do estado com o pior dos temporais se dando no Centro, Norte e o Nordeste gaúcho com estragos e falta de luz em muitas localidades. As rajadas passaram de 100 km/h em alguns pontos.
Vendavais afetaram municípios do Centro do estado, dos vales, região metropolitana, Litoral Norte, Serra, Planalto Médio, Noroeste e Alto Jacuí, exatamente as regiões do estado que em alerta a MetSul havia indicado como de maior potencial para vendavais,
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, a passagem da linha de instabilidade associada à formação do ciclone trouxe rajadas de vento de 122 km/h em Erechim, 91 km/h em Cambará do Sul e Soledade, 90 km/h em Bento Gonçalves, 87 km/h em São Vicente do Sul, 81 km/h em Lagoa Vermelha, 80 km/h em Santa Maria e Canela, 78 km/h em Ibirubá e Cruz Alta e 77 km/h em Rio Pardo e Passo Fundo.
O vento foi muito forte e com estragos em vários municípios do Litoral Norte, sobretudo nas áreas de Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Imbé, mas a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Tramandaí está sem reportar dados de vento. O mesmo ocorre com a estação de Torres.
Na área metropolitana, as rajadas ficaram, em média, entre 60 km/h e 80 km/h com registros pontuais próximos de 90 km/h. Em Canoas, o vento atingiu 89 km/h no bairro Niterói enquanto na base aérea as rajadas chegaram a 85 km/h. No Sul da capital, estação do clube Jangadeiros observou vento de 95 km/j junto ao Guaíba, segundo levantamento da MetSul Meteorologia.
De acordo com a MetSul, o pior dos temporais fortes já passou no Rio Grande do Sul com o afastamento da linha de instabilidade, mas entre esta sexta-feira e o sábado o tempo por vezes ainda será ventoso com rajadas fortes em parte do território gaúcho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.