Primeiros dez dias de novembro terão cara de inverno na cidade do Rio de Janeiro com chuva bastante frequente e temperatura muito abaixo do que é normal para a época do ano com a atuação de uma potente massa de ar frio para novembro | MAURO PIMENTEL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Os cariocas em determinado momento do mês de novembro vão se perguntar: cadê o sol? E outra pergunta que deve ser ouvida nas rodas de conversa da cidade do Rio de Janeiro: por acaso o inverno voltou? E os questionamentos serão plenamente justificados pelo que se prevê para os primeiros dez dias do mês de novembro na capital e outros pontos do estado do Rio de Janeiro.

Uma frente fria traz chuva neste começo de semana para o Rio de Janeiro com possibilidade de precipitação por vezes moderada a forte. Até quarta-feira o tempo vai estar muito instável com alto risco de chuva forte em alguns momentos, o que pode provocar transtornos. O tempo, contudo, não firma na segunda metade da semana na capital fluminense e outros locais do estado.

Uma massa de ar frio de muito forte intensidade para esta época do ano ingressa no Rio entre amanhã e quarta-feira e acentua a queda da temperatura. As marcas nos termômetros devem ficar muito abaixo do que é normal para novembro a partir desta terça e devem seguir muito baixas com frio para os padrões locais até o final da semana.

Os dados dos modelos numéricos sinalizam que a temperatura seguiria baixa na cidade do Rio de Janeiro ainda na próxima semana com os primeiros dez de novembro apresentando marcas nos termômetros muito abaixo do que é comum para a época do ano.

O padrão de tempo instável com chuva muito frequente e abundante nebulosidade que tende a predominar nos primeiros dez dias do mês vai contribuir para o tempo muito instável. O ar frio sobre o oceano vai deslocar umidade do mar para o continente, mantendo a instabilidade por um período muito longo e, junto, as baixas temperaturas.

Nestes primeiros dez dias do mês de novembro, aberturas de sol até podem ocorrer, contudo não são esperados longos períodos de sol e logo o tempo volta a fechar e com ocorrência de chuva. Mesmo quando a atmosfera começar a se tornar menos fria no começo da semana que vem o tempo vai seguir instável, mantendo a temperatura baixa.