Anúncios

O domingo eleitoral foi quente na cidade e no estado de São Paulo, mas os paulistas devem se preparar para um tombo enorme da temperatura neste começo de semana com a chegada de uma massa de ar frio de intensidade muito forte e incomum para esta época do ano que vai se deslocar para o Sudeste do Brasil a partir das regiões Sul e Centro-Oeste.

A frente fria alcança o estado de São Paulo nesta segunda-feira. O dia ainda é abafado, embora menos quente que neste domingo, e o tempo muda no decorrer do período. Instabilidade vai se formar com o avanço da frente e chove em muitas cidades, incluindo na capital paulista, em especial da tarde para a noite com risco de temporais isolados.

O que vai chamar atenção na atuação da massa de ar frio em São Paulo são as máximas baixas ou muito baixas para esta época do ano que devem ser registradas na maior parte da semana. As mínimas, mesmo bastante baixas para novembro, não devem impressionar tanto. A cidade de São Paulo, por exemplo, deve ter algumas tardes mais frias que a maioria das tardes do inverno deste ano.

O tempo instável com muitas nuvens e chuva interagindo com a massa de ar frio atipicamente forte para esta época do ano deve colaborar para a temperatura baixa durante o dia com máximas muito inferiores ao normal. A cidade de São Paulo deve ter muitas nuvens e chuva até quarta. Na segunda metade da semana, embora o tempo não firme e ainda se preveja chuva, as precipitações serão mais leves.


A cidade de São Paulo tem média mínima histórica em novembro, com base na climatologia da estação do Mirante de Santana, de 17,3ºC. Já a máxima média histórica mensal é de 26,9ºC. Na terça, a capital paulista deve ter chuva e frio de 13ºC no final do dia. Na quarta, mínima de 11ºC e a temperatura pode ficar entre 12ºC e 14ºC na maioria dos bairros à tarde com chuva. Na quinta, mínima de 11ºC e máximas em torno de apenas 15ºC ou 16ºC. Na sexta, mínima de 10ºC a 11ºC com máxima em torno de 17ºC.

A temperatura ficará abaixo a muito abaixo do normal para a época do ano durante todos os primeiros dez dias de novembro na cidade de São Paulo pela influência da massa de ar frio. A ocorrência de chuva ou garoa com grande frequência vai contribuir para a temperatura ficar muito abaixo do que é comum para novembro na capital paulista nos primeiros dez dias do mês.

Anúncios