Anúncios

Vem mais chuva para o Sul do Brasil. Nuvens carregadas cobriram hoje o Noroeste gaúcho e houve Chuva localmente forte, como entre Horizontina e Doutor Maurício Cardoso (foto). Caiu granizo em algumas cidades. | Ilson Tessaro Júnior

Vem mais chuva para o Sul do Brasil após uma terça-feira que foi de instabilidade nos três estados do Sul. A chuva, inclusive, como previsto, foi volumosa em várias cidades com acumulados que passaram dos 50 mm em alguns. 

Só que os números estão longe de serem definitivos, uma vez que segue chovendo hoje à noite e a previsão ainda indica chuva na semana. 


Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até o final da tarde de hoje, no Rio Grande do Sul, os acumulados atingiram 52 mm em Santo Augusto, 40 mm em Santiago, 36 mm em São Luiz Gonzaga, e 32 mm em Erechim. Já em Santa Catarina, pela rede do Inmet, havia chovido até o final da tarde da terça-feira 46 mm em Campos Novos, 44 mm em Bom Jardim da Serra, 36 mm em Rio do Campo e 34 mm em Chapecó. 

Por sua vez, a rede do Centro Nacional de Prevenção de Desastres apontava no Rio Grande do Sul até o fim da tarde desta terça-feira, 56 mm em Redentora, 35 mm em Santa Rosa, 32 mm em Ivorá e 30 mm em Santa Maria. Santa Catarina acumulava 43 mm em Itá, 41 mm em Irani, 40 mm em Corupá e Concórdia, 32 mm em Garuva e 30 mm em Joinville e Garuva. 

Granizo

A chuva forte veio acompanhada de raios em pontos do Noroeste do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Chegou a cair granizo em alguns locais.

Portal Plural News HZ

A maior precipitação de granizo ocorreu no município de Horizontina e as pedras de gelo chegaram a acumular em alguns pontos. O granizo foi observado também em alguns locais do município de Doutor Maurício Cardoso, também no Noroeste gaúcho. 

Previsão de mais chuva 

A previsão da MetSul é que a chuva vai enfraquecer e até parar com a melhora do tempo nesta quarta-feira em muitas áreas do Sul do Brasil, apesar de ainda chover em parte do dia em algumas regiões, entretanto a trégua da instabilidade onde a chuva cessar hoje será muito breve. 


A tendência é que novas áreas de instabilidade atinjam os três estados do Sul do país ao longo da quinta com chuva novamente generalizada. Somente partes do Oeste gaúcho podem escapar das precipitações. Os volumes de chuva em algumas regiões na quinta-feira devem ser altos à medida que a previsão é de precipitações localmente moderadas a fortes. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O somatório da chuva desta semana em diferentes pontos do Sul do Brasil deve exceder os 100 mm com marcas até de 150 mm ou mais em alguns setores mais isolados. Na sexta, a tendência é o tempo melhorar e firmar na região com ingresso de uma área de alta pressão com ar mais seco e frio. 

Anúncios