Anúncios

Porto Alegre (foto), Florianópolis e Curitiba terão instabilidade com risco de chuva moderada a forte em alguns momentos | Fernando Oliveira/Arquivo

Maior evento de chuva em meses no Sul do Brasil. A MetSul reforça o alerta sobre chuva volumosa a excessiva com volumes localmente até extremos no Sul do Brasil ao menos até a quinta-feira. A chuva que atingiu ao longo da segunda-feira principalmente Santa Catarina e o Paraná deve se intensificar nos três estados do Sul do país entre esta terça e amanhã com a propagação de área de menor pressão atmosférica. 


A MetSul adverte que o episódio de chuva desta semana vai ser o mais abrangente e intenso na parte meridional do Brasil em meses, mesmo que tenha havido chuva com volumes mais altos do que os previstos para esta semana em várias cidades já neste ano. O que será diferente desta vez será a grande abrangência da chuva no Sul do Brasil com acumulados expressivos em muitas áreas, o que não se testemunha há meses. 

Volumes de chuva 

O alerta é que pode chover muito com acumulados excessivos e, inclusive, isoladamente extremos. Grande número de cidades do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina deve ter marcas de 30 mm a 50 mm com muitas atingindo volumes de 50 mm a 100 mm. 

Haverá pontos com mais de 100 mm e isoladamente há possibilidade de registros de até 150 mm ou mais de 200 mm. Pontos do Leste catarinense são de alto risco de chuva mais excessiva por efeito de orografia (relevo) com volumes excessivos entre hoje e quinta-feira. 

O mapa abaixo mostra a projeção do WRF para 72 horas, logo até 9h de quinta-feira. A projeção de chuva acumulada e de hora em hora do modelo WRF para o Sul do Brasil está disponível com exclusividade ao assinante da MetSul com duas atualizações diárias e pode ser encontrada na seção de mapas da nossa página.

Em parte do Rio Grande do Sul e do Paraná, os acumulados de precipitação também devem ser altos. No caso do território gaúcho, principalmente em alguns municípios da Metade Leste. Porto Alegre e região têm risco de chuva forte no final desta terça e durante a quarta. 

Frente fria trará mais chuva 

Ao centro de baixa pressão que traz instabilidade hoje e quarta se somará uma frente fria na quinta com mais chuva em diversas áreas, especialmente entre o Norte gaúcho e o Paraná. 


No final da semana, na sexta, alta pressão com ar frio e seco deve avançar e proporcionar a melhora do tempo com sol e madrugadas frias no próximo fim de semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

TEMPO VENTOSO 

Em razão da atuação do centro de baixa pressão, o tempo estará ventoso no Leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta primeira metade da semana com chance de rajadas, entretanto será vento de circulação oceânica e não de tempestades, de forma que o vento não é a grande preocupação e sim a chuva volumosa. Será chuva acompanhada de vento por vezes moderado a forte. Mesmo que o vento não seja o maior risco poderá trazer transtornos, uma vez que excesso de chuva satura o solo de umidade e o vento aumenta o risco de queda de árvores neste tipo de situação.

Anúncios