Anúncios

Prepare-se para uma semana de muito vento. A MetSul Meteorologia projeta que o vento que soprou moderado e por vezes com rajadas neste domingo em várias cidades gaúchas vai persistir durante grande parte desta semana no Rio Grande do Sul, especialmente no Leste gaúcho.

Contraste de pressão entre ciclone na costa do Sudeste e alta pressão a Leste da Argentina vai favorecer mais vento durante a semana | EARTH NULL/METSUL

O vento deve ser especialmente sentido na área da Lagoa dos Patos, em Porto Alegre e no Litoral entre Mostardas e Capão da Canoa em vários dias desta semana. Um dia venta menos, em outros venta mais.

Não são esperadas, no entanto, rajadas muito fortes ou intensas. No geral, o vento deve ficar entre 40 km/h e 50 km/h nas rajadas, como ocorreu neste domingo, mas na costa, em alguns momentos, poderá atingir velocidades entre 50km/h e 70 km/h.

O vento será consequência de múltiplos cenários. No momento inicial, tem como causa um grande centro de alta pressão ao qual está associada a massa de ar mais frio com trajetória oceânica que influencia o Sul e o Leste gaúcho com ar mais quente no interior do continente.

Trata-se de uma situação bastante comum de se observar no final do inverno e na primavera. O vento moderado a forte do quadrante Leste ocorre quando há ar mais frio e de alta pressão no mar e ar mais quente se instala no continente com áreas de baixa pressão que costumam atuar no Norte da Argentina e no Paraguai.

Com efeito, estabelece-se um contraste de temperatura e pressão entre o Oceano Atlântico e o continente. Sobre o mar, ar mais frio e de maior pressão atmosférica. Sobre o continente, ar mais quente e de menor pressão atmosférica. O ar de menor temperatura (mais denso) se desloca para o ambiente em que a o ar está mais quente (e mais leve). Esse deslocamento de ar, do mar para terra, traz o vento.

Em um segundo momento, haverá o contraste de pressão atmosférica entre ciclone na costa do Sudeste do Brasil e um centro de alta pressão sobre o Atlântico ao Sul do Rio Grande do Sul.

O gradiente de pressão atmosférica vai manter o vento de Leste a Nordeste, por vezes moderado e com rajadas, no meio da semana. Não se espera, no entanto, vento muito intenso no continente por conta deste ciclone.

No final da semana, áreas entre o Litoral Norte e Porto Alegre podem voltar a ter vento em alguns momentos com rajadas à medida que deve esquentar muito no Rio Grande do Sul com ar frio ainda presente sobre a costa, gerando movimento do ar denso e frio do oceano para o continente mais aquecido.

Anúncios