A semana começa com muito frio, mínimas abaixo de zero e geada em grande número de municípios neste domingo no Rio Grande do Sul em consequência da massa de ar polar que ingressou no Estado ao longo do sábado. 

A semana, entretanto vai estar longe de ter a cara deste domingo. Ar quente vai rapidamente avançar para as latitudes médias do continente, o que vai induzir o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul nesta segunda ao encontrar a massa de ar frio sobre o Estado.

Não há previsão tão cedo de nova massa de ar polar e semana será marcada por temperatura muito acima da média, antecipa a MetSul.

A partir de terça-feira, a massa de ar mais quente cobre o Estado e tem início uma longa sequência de dias de temperatura acima a muito acima da média histórica que deve fazer com que o mês de junho seja mais quente que a média histórica neste ano. 

Máximas acima de 20°C, portanto acima da média das máximas do mês, serão a regra de terça-feira até o começo da próxima semana e em alguns dias haverá máximas perto ou acima dos 30°C.