Cidade de São Paulo (foto) deve enfrentar uma sequência de dias de tempo instável por influência de uma área de baixa pressão e há risco de períodos de chuva localmemnte forte na capital paulista | FERNANDO FRAZÃO/EBC/AGÊNCIA BRASIL

Os próximos dias reservam tempo muito instável no estado de São Paulo com chuva bastante frequente tanto na capital como no interior paulista. Os volumes em pontos do estado de São Paulo podem ser até altos, considerando que abril já marca um decréscimo nos índices de precipitação após o auge da temporada chuvosa entre dezembro e o começo de março.

A instabilidade por dias seguidos será favorecida por um centro de baixa pressão atua neste momento sobre Paraguai, onde traz chuva e temporais. Agora, na segunda metade desta semana, este sistema vai migrar para o Sul do Brasil após passar pela província argentina de Misiones.

Ao se deslocar para o Sul do Brasil, a área de baixa pressão vai aumentar a instabilidade também na Região Sudeste. São Paulo, Rio de Janeiro, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas Gerais serão as áreas em que mais deve chover até o começo da semana que vem.


Entre os estados do Sudeste, São Paulo é que deve ter a chuva mais expressiva. Os acumulados podem, inclusive, ser altos em alguns municípios. A faixa litorânea, em especial do Sul paulista, assim como pontos do Vale do Ribeira, podem ter acumulados altos.

Pontos da Grande São Paulo e do interior também tem risco de volumes localmente elevados nos próximos dias. Será um episódio de chuva generalizado em São Paulo, mas com variabilidade relevante de volumes. Algumas cidades devem ter muita chuva enquanto em outras não deve chover tanto.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para cinco dias do modelo meteorológico alemão Icon a partir da rodada das 12Z com dados para o estado de São Paulo. Observa-se a tendência de chover em todas as regiões paulistas com risco de volumes altos junto ao Litoral Sul.


Na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, a instabilidade deve predominar durante os próximos dias com chuva muito frequente e por vezes moderada a ocasionalmente forte, o que manterá a temperatura mais baixa.

Embora já não se descarte chuva na capital paulista nesta quinta, a instabilidade aumentará na cidade de São Paulo na sexta, especialmente da tarde para a noite, quando não se descarta chuva isoladamente forte. O sábado será outro dia bastante chuvoso com risco ainda de pancadas localmente fortes. A instabilidade cede no domingo, mas ainda deve chover na capital paulista.