Um tornado matou pelo menos cinco pessoas ao atingir o Missouri durante mais uma onda de tempo severo que atingiu os Estados Unidos durante a quarta-feira. Foi a terceira onda de tornados no país em apenas dez dias. Com 26 mortos no dia 24 de março, 32 mortos na onda do dia 31 e mais cinco vítimas agora, são 63 mortos por tornados desde o fim de março.

Há “cinco mortes confirmadas”, afirmou à AFP o sargento Clark Parrot, porta-voz da polícia rodoviária do estado. As imagens divulgadas pela televisão local Fox 2 mostram árvores arrancadas pela raiz e casas destruídas no povoado de Glenallen.

Vários povoados do condado de Bollinger “foram atingidos pelo que parece ser um tornado significativo nesta manhã”, disse o xerife Casey Graham, que confirmou o balanço de cinco vítimas fatais em uma mensagem no Facebook. “Ao longo da madrugada e inclusive agora, os esforços de busca e regaste estão acontecendo”, acrescentou.

O twister de Glenallen foi um dos numerosos tornados que atingiram Missouri, Iowa e Illinois, gerados por fortes tempestades que atingiram a área entre o Norte do Arkansas e o Sudoeste de Michigan na noite de terça-feira e na manhã desta quarta-feira.

A patrulha rodoviária do Missouri compartilhou uma imagem mostrando árvores caídas e destroços espalhados a Leste de Glenallen, perto da cidade de Marble Hill, em um rastro de destruição deixado pela passagem do tornado na localidade do Meio-Oeste norte-americano.

MISSOURI HIGHWAY PATROL

O governador do Missouri, Mike Parson, disse em um comunicado que planejava visitar as áreas danificadas “e saber quais recursos serão necessários durante a recuperação”. Parson já havia ativado a Guarda Nacional do estado para resposta à tempestade na sexta-feira e disse na quarta-feira que a ordem ainda estava em vigor.

Destroços depois que um tornado atingiu a área de Glenallen, Missouri, no começo desta quarta-feira com cinco mortes | MICHAEL B. THOMAS/GETTY IMAGES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Violência do vento em Glenallen chegou a virar veículos mais pesados | MICHAEL B. THOMAS/GETTY IMAGES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Quando a tempestade passou por Chicago no início desta quarta-feira, ela interrompeu as viagens aéreas. O site FlightAware.com registrou mais de 500 atrasos e 300 cancelamentos até o meio-dia no Aeroporto Internacional O’Hare.

A onda de tempestade ocorre apenas seis dias depois que tornados mortais atingiram áreas do Centro-Sul ao Meio-Atlântico na sexta-feira e no sábado, matando pelo menos 32 pessoas com mais de 90 tornados confirmados.

Os tornados, fenômenos meteorológicos difíceis de prever, são habituais nos Estados Unidos, especialmente nas áreas central e no Sul do país. As três ondas de tornados foram amplamente alertadas e previstas com dias de antecedência pelo Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano.