Anúncios

Uma frente fria de escassa atividade começou a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quinta com aumento de nuvens. A aproximação do sistema estimulou instabilidade na Metade Norte e uma maior elevação da temperatura na maioria das regiões.


De acordo com dados de estações oficiais, as máximas subiram muito mais que ontem com o quadro pré-frontal e atingiram 35,0ºC em São Luiz Gonzaga, 34,8ºC em Uruguaiana, 34,5ºC em Quaraí e Alegrete, 34,3ºC em São Borja, e 34,1ºC em Campo Bom.

No extremo Sul gaúcho, onde o vento virou para Sul e ingressou ar mais ameno, a temperatura máxima não passou, por exemplo, de 26,5ºC na Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar. Outras cidades do Sul também ficaram abaixo dos 30ºC.


Como se esperava, o sistema chegou com escassa atividade ao Rio Grande do Sul. O sistema estimulou instabilidade isolada na Metade Norte, onde a atmosfera estava mais quente. Com isso, choveu 21 mm em Teutônia, 9 mm em Lagoa Vermelha e 3 mm em Serafina Correa.

Como a MetSul enfatizou, esta frente fria se desloca pelo Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã com muito escassa atividade, provocando apenas aumento da nebulosidade na grande maioria das cidades do estado. Com isso, a maior parte dos municípios gaúchos não deve ter registro de chuva durante a passagem da frente.

Veja a projeção de chuva de seis em seis horas do modelo europeu para esta sexta-feira no Sul do Brasil e atente como deve chover em poucos lugares do Rio Grande do Sul.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva da tarde desta quinta do modelo meteorológico alemão Icon em que se verifica que grande parte do território gaúcho não deve ter precipitação por conta desta frente.

Além de esta frente não trazer chuva para a maioria das cidades gaúchas, onde chover se espera que os volumes sejam baixos na maioria das localidades. Portanto, a atuação da frente não deve representar alívio para os locais que sofrem com estiagem e, ao contrário, vai se prolongar o período de escassez hídrica.

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas pontos do Leste gaúcho devem ter períodos de maior nebulosidade. Chove em vários setores do Leste do estado como na área da Lagoa dos Patos, Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e Litoral Norte.

Já nas demais regiões gaúchas o tempo firme predomina nesta sexta-feira com tempo muito aberto no Oeste, exceto por pontos muito isolados da Metade Norte que podem ter chuva passageira.

Ar mais frio avança pelo Sul e o Leste gaúcho amanhã após a passagem da frente fria com um dia ameno que deve ter máximas abaixo de 20ºC em algumas cidades da Serra e de 26ºC a 27ºC na Grande Porto Alegre. No Centro, Oeste e Noroeste, embora a redução das máximas, o calor persiste com máximas ao redor e acima dos 30ºC.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

Anúncios