Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Poucos lugares do país devem ter chuva nesta semana à medida que uma enorme massa de ar seco e muito quente toma conta de grande parte do território nacional com a instabilidade concentrada nos extremos Sul e Norte do país.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar outra vez no Norte e Oeste do Amazonas, em Roraima e no Amapá. Pode chover ainda de forma isolada em áreas do Acre. Na maior parte do Norte, a tendência é de pouca ou nenhuma chuva, agravando a estiagem na região.
Conforme os dados analisados pela MetSul Meteorologia, sequer deve chover nesta semana em muitas áreas do Sul e do Leste do Amazonas e do Pará, assim como em todo o estado de Rondônia e em Tocantins inteiro.
Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte da região com a precipitação outra vez mais concentrada na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas mesmo no litoral deve chover pouco na maioria das áreas.
No Centro-Oeste, tempo extremamente seco predomina na maior parte da semana. Não há previsão de chuva para a quase integralidade da região com tempo muito seco no Mato Grosso, Goiás e quase todo o Mato Grosso do Sul. Não se afasta precipitação e pouca de forma isolada no extremo Sul do Mato Grosso do Sul.
Na Região Sudeste, a tendência é idêntica. A semana que se inicia será quase toda sob tempo firme e seco com ausência de precipitação na esmagadora maioria das cidades. Pode chover em pontos perto da costa em São Paulo e de forma isolada no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, mas ainda assim muito pouco e de forma isolada. No geral, o tempo seco predomina.
No Sul do Brasil, a semana que se inicia deve ter chuva nos três estados da região com os maiores acumulados previstos para o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva terá acumulados menores e chove em menos lugares. Algumas cidades, em particular do Paraná, sequer devem ter precipitação nesta semana.
O episódio principal de precipitação na semana, que deve levar chuva a muitas áreas do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, deve ocorrer entre quarta e quinta-feira. Em alguns pontos do território gaúcho, a chuva entre os dois dias podem somar 30 mm a 50 mm em várias cidades.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.