A chuva caiu em todas as regiões do Rio Grande do Sul entre quinta-feira em ontem, mas não veio para todos os 497 municípios do estado, embora tenha chovido na esmagadora maioria das cidades gaúchas. Onde choveu, algumas localidades anotaram muita água e outras acumulados baixos de precipitação.

Uma das áreas em que choveu muito foi o extremo Sul gaúcho com vários relatos por parte de produtores rurais de volumes perto ou acima de 100 mm em suas propriedades, mas mesmo nesta parte do estado a chuva foi irregular. Estação ao Norte do Taim teve apenas 0,2 mm enquanto a poucos quilômetros ao Sul choveu mais de 100 mm.

Muitos ainda questionam se ainda pode chover e onde pode chover neste fim de semana? A resposta para a primeira pergunta é sim, o Rio Grande do Sul ainda terá chuva no decorrer deste fim de semana. Já a resposta para o segundo questionamento é principalmente no Leste do estado.

Apenas que a chuva deste fim de semana será ainda mais irregular e com volumes baixos na esmagadora maioria dos locais que vierem a registrar precipitação, que, a propósito, não vão ser numerosos.

Assim, pontos da Metade Oeste que tiveram pouca ou nenhuma chuva entre quinta e ontem não devem ter registro de chuva neste fim de semana. Com isso, o quadro de estiagem tende a seguir se agravando nestas áreas. O cenário é especialmente preocupante para setores do Noroeste gaúcho em que não caiu uma gota sequer.

Hoje, ainda pode ter chuva isolada e passageira na Grande Porto Alegre, Serra, no Sul, no Norte gaúcho, no Litoral Norte e áreas próximas das lagoas. Já nas demais regiões gaúchas, o tempo firme predomina neste sábado e chance de chuva só em pontos isoladíssimos, se ocorrer.

Amanhã, o sol aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul, apesar de que na maioria das cidades são esperadas nuvens esparsas. Setores do Leste do estado ainda terão períodos com maior nebulosidade em que o céu estará nublado a encoberto.

Permanece a possibilidade de chuva muito isolada e passageira em alguns pontos do Leste gaúcho, como do litoral, das lagoas e seu entorno assim como da Serra. Uma área de baixa pressão vai passar pelo extremo Sul gaúcho com maior chance de chuva em municípios como Santa Vitória do Palmar e o Chuí.

Nas imagens de satélite do final da manhã deste sábado já se podia observar a formação de áreas de instabilidade no Uruguai que tendem a avançar para o extremo Sul gaúcho, a região do estado com maior probabilidade de chover neste fim de semana.

Como consultar os mapas

Os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul. (Com foto de capa de Iara Puntel)