Anúncios

Nevou no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, na noite de quinta (20) para sexta-feira (21). A neve não chegou a ser forte, mas foi suficiente para deixar uma pequena acumulação no alto da montanha de 1.822 metros de altitude. Veja as fotos feitas na manhã de sexta-feira por Paulo Inácio.

A temperatura mínima da sexta-feira (21) na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Morro da Igreja foi de 8,6°C abaixo de zero. Foi recorde absoluto de mínima para a estação desde a sua abertura em 2007. 

Na montanha, está instalado o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Morro da Igreja (DTCEA-MDI), organização subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

Localizado a 160 quilômetros de Florianópolis, o Morro da Igreja é considerado um local turístico para quem deseja tirar uma foto em um lugar tão frio, mas a rotina dos militares é árdua. 

Diariamente, os militares percorrem cerca de 30 quilômetros de estrada para chegar até o destacamento. Nesta época do ano é necessário ainda utilizar roupas especiais sobre a farda. “Nós usamos o abrigo polar que resiste até uma temperatura de -25°C e botas canadenses para suportar o frio extremo”, explica o suboficial Joelson Melo. 

A unidade da FAB conta com radares de vigilância e de Meteorologia, além de sistemas de telecomunicações que permitem a comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo. A equipe técnica trabalha em sistema de plantão 24 horas para garantir o funcionamento dos equipamentos

Anúncios