Anúncios

As últimas saídas dos modelos seguem indicando uma condição propícia para queda de neve no Sul do Brasil entre sexta e sábado. Dados dos modelos da madrugada desta quarta-feira, na média, mostram uma condição muito favorável para o fenômeno no Planalto Sul Catarinense e nas partes mais altas dos Aparados da Serra que em outras regiões. A maioria das simulações indica a neve mais concentrada na região de São Joaquim com chance mínima em outras áreas entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Sul do Paraná. 

Modelo americano

Modelo alemão

Modelo canadense

O modelo que foge à solução média dos demais é o norte-americano GFS que tem um viés histórico de superdimensionar neve e indica o fenômeno para uma extensa área dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, Planalto Sul Catarinense, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina, e ainda o Sul/Sudoeste do Paraná.



Normalmente, a neve ocorre no Sul do Brasil sob circulação ciclônica. Nesse episódio deve se dar na retaguarda de uma frente fria que não é o desenho clássico pra neve na região, mas que foi responsável, por exemplo, pela grande nevada de julho de 1990. Assim, dada a enorme complexidade em se prever neve, não se pode afastar ocorrências em área maior que a indicada pelo conjunto médio dos modelos. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios