O que esperar da chuva na segunda metade desta semana? O sol vai dar lugar à chuva na maior parte do Sul do Brasil amanhã e, principalmente, na sexta-feira. Os volumes, entretanto, não devem ser elevados na maioria das localidades e em alguns locais é possível que sequer chova. Haverá pontos, contudo, em que os volumes de precipitação tendem a ser altos.
A instabilidade nesta segunda metade da semana vai afetar os três estados do Sul do Brasil, mas os acumulados de chuva devem ser baixos na maioria das localidades gaúchas. A tendência, portanto, é de precipitações irregulares no Rio Grande do Sul.
Os maiores acumulados de chuva no território gaúcho devem ocorrer em alguns setores do Oeste, do Noroeste e do Norte do Estado. No Sul e no Leste do Estado, no geral, vai chover muito pouco.
Onde mais deve chover nesta segunda metade desta semana é em parte de Santa Catarina e do Paraná com acumulados de 50 mm a 75 mm com registros isoladamente superiores perto ou acima de 100 mm.
O Oeste de Santa Catarina, o Sul e o Sudoeste do Paraná tendem a ter os maiores volumes. O Sul catarinense e o Leste paranaense devem repetir o padrão da maior parte do Rio Grande do Sul de chuva escassa ou com baixos volumes.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para 72 horas até 9h de sábado de acordo com o modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas. Os maiores volumes previstos estão na ordem de 50 mm a 75 mm.
Já o mapa abaixo traz a projeção de chuva para 72 horas até 9h de sábado pelo modelo de alta resolução WRF da MetSul, igualmente disponível ao assinante na nossa seção de mapas do site. Os maiores volumes, conforme o WRF, podem passar de 100 mm em pontos dos territórios catarinense e paranaense.
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul neste feriado, mas com aumento da cobertura de nebulosidade no decorrer do dia. O tempo se instabiliza com chuva em vários pontos da Metade Norte com a instabilidade afetando mais da tarde para a noite o Noroeste e o Norte gaúcho. No Sul e na Campanha, chance de chuva isolada.
Em Porto Alegre, a quinta-feira terá a presença de sol e nuvens. A cobertura de nuvens vai aumentar no decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite. Não se descarta que a chuva chegue no final do dia, mas o mais provável é a instabilidade atuando na capital a região metropolitana na sexta, quando são esperadas muitas nuvens.
A instabilidade se afasta e a nebulosidade diminui no sábado no estado gaúcho com a presença do sol. Apesar disso, o começo ou parte do dia ainda pode ter instabilidade mais a Nordeste do Rio Grande do Sul, o que inclui a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
Mais ao Norte do Sul do Brasil, no Paraná, o tempo deve seguir instável ainda no sábado em diversas regiões assim como em pontos do Leste de Santa Catarina, sobretudo da região de Joinville e São Francisco do Sul. (Com foto de capa de Luciano Lanes/PMPA)