Anúncios

Chegada do temporal na tarde de hoje na zona Norte da cidade de São Paulo. Frente de rajada trouxe estragos em diferentes pontos da capital paulista. | GORI MOURO

Um violento vendaval atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira com estragos nas diversas zonas da capital paulista. Grande número de árvores caiu na capital paulista, algumas sobre automóveis estacionados e transitando nas ruas, houve desabamentos e vários pontos ficaram sem luz.

A cidade de São Paulo está acostumada a enfrentar temporais, especialmente durante os meses de verão, mas que provocam principalmente chuva forte a torrencial com alagamentos. Vendavais com rajadas acima de 100 km/h são menos habituais que as tempestades de chuva intensa com raios.

O mapeamento da MetSul Meteorologia, com base em estações meteorológicas de diversos órgãos, mostra que o vento intenso não foi homogêneo na cidade de São Paulo com rajadas com força destrutiva em alguns bairros e vento não tão forte em outros durante o temporal, o que era de se esperar pela grande extensão da capital paulista, a cidade mais populosa do país.

A maior rajada de vento registrada na tarde de hoje no temporal que atingiu a capital de São Paulo foi observada no anemômetro (medidor de vento) da Meteorologia da Força Aérea Brasileira no Aeroporto de Congonhas, no Jabaquara. A estação mediu vento na rajada de 103,8 km/h, de acordo com boletim meteorológico especial METAR das 16h15.

No outro aeródromo da cidade de São Paulo, o vento foi também muito intenso, porém sem velocidade tão alta quanto em Congonhas. O medidor de vento instalado no Campo de Marte registrou rajada máxima de vento de 92,7 km/h, conforme dado publicado em boletim metar especial das 16h20.

Nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento não foram tão fortes quanto nas medições dos aeroportos. A estação do Mirante de Santana, na zona Norte, anotou rajada de 65,5 km/h. Já a estação meteorológica de SESC-Interlagos, na zona Sul da capital, a rajada máxima foi de 59,8 km/h.

Na rede do Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura, as rajadas mais intensas de vento se deram na estação meteorológica de Santana-Tucuruvi com 94,1 km/h às 16h30 e na estação instalada no Campo Limpo, onde o vento atingiu 71,7 km/h às 16h10. A maioria das estações do CGE anotou vento abaixo de 50 km/h.

O que causou o temporal na cidade de São Paulo foi uma potente linha de instabilidade que avançou a partir do Oeste paulista, conforme análise publicada pelos meteorologistas da MetSul (leia análise aqui). Esta mesma linha de instabilidade trouxe vendavais destrutivos no interior do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.