Igor Müller

O forte calor gerou áreas de instabilidade no interior do Rio Grande do Sul na tarde do sábado com chuva extremamente irregular na forma de pancadas extremamente isoladas e que em alguns pontos vieram acompanhadas de queda localizados de granizo em razão das nuvens de maior desenvolvimento vertical estimuladas pela alta temperatura.

A semana que começa terá a continuidade destas pancadas de chuva no Sul do Brasil, mas, novamente, as precipitações tendem a ser extremamente irregulares e absolutamente incapazes de trazer alívio para o quadro de estiagem. Muito isoladamente poderão ocorrer episódios de chuva intensa e volumosa de curta duração com risco de temporal de vento e /ou granizo.

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo alemão Icon para os próximos sete dias. Observa-se como a chuva será muito irregular e insuficiente. Um padrão de bloqueio atmosférico mantará ar muito quente sobre o Estado com temperatura altíssima e incomum para a época do ano no final da semana e que poderá produzir recordes históricos de temperatura máxima para o mês de março.