Anúncios

Calor intenso e abafamento serão a marca do Carnaval deste ano de Norte a Sul do Brasil com uma grande massa de ar quente que cobre a maior parte da América do Sul e, no caso do Sul do Brasil, provoca uma onda de calor com temperaturas perto e acima dos 40ºC.

TERCIO TEIXEIRA/AFP/METSUL

Esta grande massa de ar quente de características tropicais deve persistir sobre o país ao longo do Carnaval, provocando dias de fortes a intenso calor no período com marcas até extremas perto e acima dos 40ºC.

Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro devem ser os estados mais quentes do Brasil durante o Carnaval de 2025 com tardes de excessivo calor em que as máximas em algumas cidades devem ficar próximas e acima dos 40ºC.

Como é uma massa de ar tropical quente e úmida, diversos estados devem ter pancadas e temporais passageiros de verão durante o período de folia, que ocorrem mais da tarde para a noite, mas que em alguns pontos podem ser fortes a severos com chuva intensa e risco de vento forte com descargas.

Diante do cenário que se apresenta, duas recomendações são fundamentais para quem for aproveitar o Carnaval. Inicialmente, com calor muito intenso, cresce a importância da hidratação abundante. Como haverá sol forte em muitas cidades, é fundamental usar protetor solar para evitar queimaduras e lesões na pele. Além disso, se estiver na beira da praia saia imediatamente e busque abrigo se ouvir trovoadas ante o risco de raios.

É importante destacar que a previsão a seguir é para um intervalo de sete a dez dias à frente, assim está sujeita a mudanças, embora não se creia que haverá alterações significativas. Em áreas sujeitas a risco de tempo severo durante o Carnaval, como é o caso do Rio Grande do Sul, recomenda-se ficar muito atento aos prognósticos e alertas da MetSul que serão emitidos nos próximos dias e durante o Carnaval.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o Carnaval inteiro será marcado pelo calor intenso e em alguns momentos até extremo. Os dias mais quentes devem ser a segunda, a terça e ainda a Quarta-Feira de Cinzas, embora já faça muito calor na sexta-feira e durante o fim de semana.

A primeira metade da próxima semana no Rio Grande do Sul será escaldante com tardes de temperaturas próximas, ao redor e acima dos 40ºC em diversas cidades. Porto Alegre, por exemplo, pode ter 38ºC no domingo e marcas entre 38ºC e 40ºC entre segunda e quarta da semana que vem. No interior, haverá localidades com 40ºC a 43ºC.

Na sexta, sábado e o domingo, o sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior nebulosidade no Rio Grande do Sul, mas o calor traz pancadas de chuva principalmente da tarde para a noite nos três dias e que isoladamente podem ser fortes e ainda com tempestades isoladas fortes a severas com granizo, raios e vendavais pela temperatura alta.

Na segunda, o sol predomina no estado e chove da tarde para a noite em menor número de cidade. Nas escaldantes terça e quarta da semana que vem, o tempo firme tende a predominar no território gaúcho com muito sol e calor extremo. Qualquer instabilidade será isolada, mas potencialmente forte a severa pelo calor muito intenso.

Santa Catarina e Paraná

Santa Catarina e o Paraná devem ter um Carnaval também marcado pelo calor, forte a intenso em diversas localidades, com marcas elevadas mesmo em cidades de maior altitude como Curitiba.

O calor traz pancadas isoladas de chuva nos dois estados com risco de temporais em setores localizados mais da tarde para a noite na sexta e no sábado. O domingo terá sol e nuvens, mas com pancadas muito mais isoladas e em menos pontos. Entre segunda e quarta, o tempo firme predomina e qualquer instabilidade será bastante localizada.

São Paulo

O Carnaval de 2025 será muito quente na cidade de São Paulo, no litoral e no interior paulista. O calor se fará presente em todo o período com momentos de abafamento intenso. Serão várias tardes com mais de 30ºC na capital paulista e as do fim de semana podem ser especialmente quentes com máximas de 33ºC a 35ºC.

O calor deve favorecer pancadas isoladas de chuva e temporais localizados, em que há risco de chuva forte a intensa localizada com raios e ventania, especialmente na sexta e no sábado. Entre segunda e quarta, o sol predomina com nuvens esparsas e ocorrências de chuva e temporais de verão serão muito mais localizadas e em menor número de cidades.

Rio de Janeiro

O padrão de chuva escassa de fevereiro deve persisti durante o Carnaval no estado do Rio de Janeiro com dias de muito sol e calor intenso a extremo que vai lotar as praias na capital e em outros pontos do litoral fluminense. Qualquer instabilidade será por demais isolada e, no geral, o Carnaval deve ser com tempo firme no estado.

O calor não vai dar trégua durante o período da folia com temperatura muito alta para quem estiver nos blocos e nos desfiles da Sapucaí. O pior do calor é esperado durante o fim de semana com máximas de 38ºC a 40ºC. Entre segunda e quarta, o calor cede um pouco, mas segue intenso com máximas de 35ºC a 38ºC.

Minas Gerais

Quem for para a rua festejar o Carnaval em BH, em Ouro Preto e outras cidades de Minas Gerais vai pegar muito calor durante todo o período da folia. No geral, o período será de sol e nuvens, mas muito isoladamente podem ocorrer pancadas de chuva breves da tarde para a noite no estado mineiro. Na capital Belo Horizonte, o sol deve predominar.

Nordeste do Brasil

Calor e abafamento também em grande parte do Nordeste do Brasil no Carnaval deste ano. A temperatura alta com a umidade provoca pancadas de chuva isoladas e breves em todos os estados da região no período, mas o sol aparece com nuvens todos os dias em quase todo o Nordeste.

Assim, cidades como Salvador, Maceió, Aracajú, João Pessoa, Recife e Natal devem ter períodos de chuva intercalados com de sol e calor, com as pancadas por vezes fortes aliviando o calor para os foliões, embora a sensação de abafamento que será bastante persistente.

Áreas do Norte do Maranhão, Piauí e do Ceará podem ter maior nebulosidade chuva mais frequente com pancadas por vezes intensas por efeito da Zona de Convergência Intertropical.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.