A previsão do tempo da MetSul indica que a semana que começa no Rio Grande do Sul será marcada principalmente pelo calor. Todos os dias da semana serão quentes ou excessivamente quentes para milhões de gaúchos com uma onda de calor que ganha força no estado. O calor deve favorecer chuva irregular e mal distribuída assim como temporais isolados.

Semana será escaldante com chuva irregular e temporais isolados em Porto Alegre e no interior gaúcho | SILVIO AVILA/AFP/METSUL
Esta segunda onda de calor de fevereiro – a primeira durou entre os dias 2 e 12 deste mês – está associada a uma bolha de calor entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, afetando ainda parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Esta segunda-feira, primeiro dia útil da semana será de muito calor no Rio Grande do Sul. Grande número de municípios gaúchos rompe à tarde a marca dos 35ºC nos termômetros. Oeste, Centro, Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre serão as regiões mais quentes com máximas de 36ºC a 40ºC.
O sol predomina durante o dia nesta segunda Rio Grande do Sul, apesar da presença de nuvens esparsas que se formam pelo aquecimento diurno. Não chove em quase todas as cidades hoje e qualquer instabilidade será isoladíssima.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para hoje | METSUL
Já a previsão do tempo para a terça-feira aponta a intensificação ainda maior do calor no estado com uma tarde que será tórrida. Grande número de municípios vai anotar máximas acima de 35ºC e vários terão máximas à tarde perto, ao redor ou acima de 40ºC, inclusive a área de Porto Alegre e região metropolitana.
O sol aparece com nuvens durante a terça-feira em todo o Rio Grande do Sul, porém o excessivo calor deve formar nuvens carregadas bastante isoladas em poucos pontos da tarde para a noite com chuva isolada e risco de temporais bastante localizados.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para amanhã | METSUL
A quarta-feira será outra jornada tórrida para os gaúchos. Mais uma vez a tarde terá máximas acima de 35ºC na maior parte do estado com máximas próximas, em torno e acima de 40ºC em diferentes localidades, inclusive na Grande Porto Alegre.
A quarta será com sol e nuvens no território gaúcho, mas da tarde para a noite o calor induz áreas de instabilidade isoladas com pancadas de chuva em diversas regiões. Com o calor excessivo, alguns pontos podem ter temporal com chuva forte, vendaval ou queda de granizo.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para quarta-feira | METSUL
Na quinta-feira, o sol novamente aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, porém a cobertura de nebulosidade será mais no estado. Com maior umidade, a atmosfera vai estar mais instável. Chove de manhã já em alguns pontos e em maior número de locais da tarde para a noite. A chuva será irregular e mal distribuída, entretanto pelo calor deve ser localmente forte e com risco de temporais isolados com vento e granizo.
O calor prossegue na quinta-feira, embora com máximas menos altas que nos dias anteriores. A maior parte do estado deve ter máximas entre 32ºC a 35ºC, exceção de cidades mais ao Sul gaúcho. Em alguns municípios, como nos vales, deve fazer entre 35ºC e 37ºC.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para quinta | METSUL
Finalmente, a previsão do tempo para a sexta-feira indica ainda calor, forte a intenso na maioria das cidades. Outra vez a grande maioria das cidades gaúchas terá um dia quente e abafado com máximas de 32ºC a 35ºC, mas algumas localidades devem passar de 35ºC com máximas à tarde de 36C a 37ºC como a Grande Porto Alegre e os vales.
A sexta-feira no Rio Grande do Sul será um dia de sol, nuvens e chuva outra vez. O sol chega a aparecer em diferentes regiões, mas já chove de manhã em alguns pontos. A instabilidade com chuva irregular é maior da tarde para a noite pelo calor que favorecerá isoladamente pancadas fortes com temporais de vento e ocasional granizo.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para sexta | METSUL
Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam a manutenção do calor durante o próximo fim de semana e durante a semana que vem. A onda de calor terá um novo pico na próxima semana com máximas ao redor e acima de 40ºC em muitas cidades do Rio Grande do Sul por vários dias.
Salientamos que os modelos globais têm dificuldade em projetar acumulados excessivos muito isolados por temporais, assim que certamente choverá mais ou muito mais em algumas áreas do que o indicado no mapa em consequência de tempestades isoladas.
Todos os mapas deste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.