Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, o Norte do Brasil e áreas mais próximas do equador no Norte da Região Nordeste devem ter os maiores acumulados de precipitação na semana que se inicia com baixos volumes na maior parte do Sul e do Sudeste.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os estados com mais chuva devem ser Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Amapá e Roraima terão chuva mais irregular. A chamada ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) provoca chuva com volumes excessivamente altos na Ilha de Marajó e no Norte do Pará.
Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se darão pela ZCIT na costa e áreas próximas entre o Norte do Maranhão, Norte do Piauí, Norte do Ceará e no Rio Grande do Norte. No restante da região, a maioria das áreas terá pouca chuva na semana que se inicia.
No Centro-Oeste, a semana terá chuva mais abundante no Mato Grosso e até volumosa em alguns pontos, o que deve provocar atraso na colheita da safra. A chuva aumenta em Goiás, exceção do Leste do estado, e em vários pontos do Mato Grosso do Sul.
Na Região Sudeste, padrão de bloqueio atmosférico traz chuva muito abaixo da média e escassa na maior parte da região. Não deve chover nesta semana em muitas cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que é incomum para fevereiro que tem uma das maiores médias mensais de precipitação na climatologia anual. Qualquer instabilidade será localizada.
Onde mais chove nesta semana no Sudeste do Brasil e mesmo assim de forma bastante irregular é no estado de São Paulo. O calor deve provocar episódios isolados de chuva forte a intensa com temporais que podem despejar volumes muito altos localizados em curto período com alagamentos e inundações repentinas, mas se insiste que serão eventos pontuais e isolados.
O padrão de bloqueio atmosférico associado a ar muito quente deve inibir a chuva da mesma forma no Sul do Brasil com precipitações abaixo da média nesta semana na maioria das cidades. Mas não deixa de chover. O calor traz pancadas isoladas e com temporais localizados no decorrer da semana, mas como será chuva convectiva (por calor e umidade) é irregular e mal distribuída.
Salientamos que os modelos globais têm dificuldade em projetar acumulados excessivos muito isolados por temporais, assim que certamente choverá mais ou muito mais em algumas áreas do que o indicado no mapa em consequência de tempestades isoladas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.