Caxias do Sul (foto) terá sol e um,a tarde de calor nesta quinta-feira enquanto amanhã a previsão do tempo é de sol e temperatura alta no começo do dia com posterior chuva e chegada de ar frio na segunda metade do dia | DENIS GOERL

Calor e frente fria estão na previsão do tempo para hoje e amanhã no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira, as temperaturas elevadas serão a marca do dia. Amanhã, a mudança do tempo com chuva, vento e queda de temperatura serão o destaque da sexta-feira no estado gaúcho após um começo de dia quente.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul acompanhado de nuvens nesta quinta-feira. Uma massa de ar quente toma conta do estado e traz acentuada elevação da temperatura. As máximas ficam perto dos 30ºC em muitas cidades gaúchas e passam dos 30ºC à tarde em algumas.

Cidades da Fronteira Oeste, dos vales, do Centro gaúcho e da Grande Porto Alegre superam a marca dos 30ºC na tarde de hoje. Mesmo em localidades de maior altitude, tradicionalmente mais frias, como no Planalto Médio e na Serra Gaúcha, a tarde de hoje terá temperatura alta e calor. A região de Santa Rosa pode chegar a 33ºC ou 34ºC. Em Caxias do Sul, máxima de 28ºC, embora alguns pontos da Serra encostem nos 30ºC.


Com o aquecimento, chuva muitíssimo isolada pode ocorrer da tarde para a noite em alguns pontos por nuvens Cumulus localizadas induzidas como calor, tal como chuva de verão, em pleno setembro. Estas instabilidades isoladas podem atingir, por exemplo, locais do Centro e do Oeste gaúcho. O avanço do ar mais quente sobre as águas frias do oceano pode gerar nevoeiro costeiro em setores da orla.

Com as correntes de vento de Norte não só ar quente vai chegar o Rio Grande do Sul. O corredor de fumaça das queimadas da Amazônia vai chegar ao estado gaúcho. Modelos que fazem previsão de dispersão de aerossóis, como o europeu CAMS, indicam a chegada de muita fumaça ao Rio Grande do Sul nesta quinta. A fumaça será perceptível por um tom mais fosco ou acinzentado no céu.

Na Grande Porto Alegre, o sol predomina nesta quinta-feira, mas haverá nuvens. A massa de ar quente que invade o Rio Grande do Sul faz com que a temperatura se eleve ainda mais hoje, prevendo-se uma tarde de calor após manhã agradável. Devido ao aquecimento, não se pode descartar uma chance menor de chuva por demais isolada e breve no fim da tarde ou à noite, mas se ocorrer será em poucos pontos.


Amanhã, uma frente fria traz aumento de nuvens e chuva para muitos pontos do Oeste e do Sul gaúcho entre a madrugada e o período da manhã. Nas demais regiões, com sol e nuvens de manhã, pode ocorrer chuva isolada e passageira na primeira metade do dia.

Faz calor na Metade Norte, onde as máximas passam dos 30ºC. No Sul e no Oeste, pelo efeito da frente fria desde cedo, a temperatura se eleva menos. No decorrer do dia, a frente avança e traz chuva para grande parte da Metade Norte da tarde para a noite. Temporais isolados não podem ser descartados.

Espera-se uma radical mudança da temperatura com a chegada da frente fria. Muitas cidades que terão calor até de tarde terminarão o dia com frio. A chegada do ar frio deve se dar com rajadas de vento forte em diversas localidades com grande variação térmica em poucas horas nesta sexta-feira.