Anúncios

O feriado do bicentenário do Brasil no Rio Grande do Sul já marcou uma elevação da temperatura com sensação de abafamento e a tendência é de aquecimento maior entre esta quinta e a sexta-feira antes de uma nova frente fria derrubar a temperatura no estado gaúcho até o final da sexta. As temperaturas vão passar dos 30ºC em muitas cidades com calor, o que já é normal nesta época do ano à medida que se aproxima o fim do inverno astronômico e o começo da primavera.

O feriado teve temperatura agradável ou alta na maior parte dos municípios gaúchos. Na Grande Porto Alegre, os termômetros marcaram 27,3ºC em Campo Bom e máxima de 28,3ºC em Parobé. Na capital, na estação oficial do Jardim Botânico, os termômetros indicaram 25,5ºC. No Noroeste, onde aquece muito nas tardes de hoje e amanhã, as máximas ficaram ao redor dos 25ºC.

Ar quente ingressa no decorrer desta quinta-feira no Rio Grande do Sul, o que vai trazer forte elevação da temperatura em todas as regiões. Muitas cidades gaúchas devem ter uma tarde quente ou de calor com máximas perto ou acima dos 30ºC.

Na área metropolitana e nos vales, as máximas devem ficar ao redor dos 29ºC ou 30ºC. As marcas à tarde devem ficar em torno dos 30ºC ainda na região de Uruguaiana. Em outros pontos da Fronteira Oeste a temperatura deve ficar entre 31ºC e 33ºC. O Noroeste pode ter máximas de 32ºC a 34ºC.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul acompanhado de nuvens nesta quinta-feira. Com o aquecimento, chuva muitíssimo isolada pode ocorrer da tarde para a noite em alguns pontos por nuvens Cumulus localizadas induzidas como calor, tal como chuva de verão, em pleno setembro. O avanço do ar mais quente sobre as águas frias do oceano pode gerar nevoeiro costeiro em setores da orla.

Com as correntes de vento de Norte não só ar quente vai chegar o Rio Grande do Sul. O corredor de fumaça das queimadas da Amazônia vai chegar ao estado gaúcho. Modelos que fazem previsão de dispersão de aerossóis, como o europeu CAMS, indicam a chegada de muita fumaça ao Rio Grande do Sul nesta quinta. A fumaça será perceptível por um tom mais fosco ou acinzentado no céu.

Na sexta, antes da chegada de uma frente fria, várias localidades da Metade Norte gaúcha terão muito calor, com máximas acima de 30ºC, antes da chegada de uma frente fria que trará chuva, rajadas de vento e acentuada queda da temperatura.

Pancadas já atingem vários pontos entre a madrugada e de manhã com instabilidade maior da tarde para a noite. A temperatura despenca com a chegada de ar mais frio na segunda metade do dia que vai chegar com rajadas de vento forte.