Anúncios

Previsão do tempo para este sábado em Porto Alegre é de um dia de sol com máxima de 30°C a 31°C durante a tarde. O tempo muda na próxima noite na Capital | Fernando Oliveira

Previsão do tempo para este sábado no Rio Grande do Sul é de um dia de muito calor na maioria das regiões, mas uma frente fria começa a avançar pelo Estado com chuva e raios no decorrer do dia a partir do Uruguai.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas a nebulosidade aumenta ao longo do período no Oeste e no Sul, onde deve chover com trovoadas principalmente da tarde para a noite, prevendo-se pancadas localmente fortes com risco de temporais em pontos isolados.


Nas demais regiões, o tempo seco predomina com ar muito quente e temperatura bastante alta, esperando-se ainda a ocorrência de vento do quadrante Norte por efeito de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia e transporta ar seco e quente para o território gaúcho.

Com efeito, o sábado será de temperatura muito alta para esta época do ano no Rio Grande do Sul e a tarde terá marcas mais de 10ºC acima do que é normal para essa época do ano. Nesse sentido, as máximas previstas para hoje são equivalentes às médias máximas históricas de janeiro e fevereiro.

Porto Alegre, por exemplo, pode ter máxima entre 30ºC e 31ºC na tarde deste sábado na estação do Inmet. Os termômetros podem marcar até 31ºC ou 32ºC em cidades dos vales e da Grande Porto Alegre, como na área de Campo Bom. A temperatura deve passar dos 30ºC também em municípios do Noroeste gaúcho.

No final do dia, à noite, a instabilidade começará a alcançar áreas mais ao Centro do Estado. Deve ser o caso de Santa Maria e também da região de Porto Alegre. A MetSul projeta que a chuva deve atingir a área da Capital ao redor da meia-noite, ou um pouco antes ou depois.

Previsão do tempo para o domingo

Rio Grande do Sul estará dividido em dois nas condições meteorológicas ao longo deste domingo. A Metade Sul do Estado terá um dia agradável de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade.

Já a Metade Norte terá abundante nebulosidade no decorrer do dia com céu encoberto a nublado e períodos de chuva com ocasionais aberturas em melhorias temporárias. Será o caso da área de Porto Alegre.

Uma frente fria traz a chuva que, no geral, terá baixos volumes e precipitação moderada a forte de forma isolada na Metade Norte do Estado.


O sistema frontal deve levar chuva ainda para Santa Catarina e até o Sul do estado do Paraná durante o domningo, mas, em geral, sem altos índices de precipitação acumulada.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, a temperatura pouco varia nos locais com tempo instável do Centro para o Norte gaúcho neste domingo. Na capital, para se ter ideia, os termômetros devem indicar entre 15ºC e 19ºC.

Anúncios